Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS inaugura exposição fotográfica sobre calçadas de Porto Alegre e Pequim

UFRGS inaugura exposição fotográfica sobre calçadas de Porto Alegre e Pequim

Durante cerimônia de abertura, também foi lançado o livro da exposição
01/10/2019 13:21

Galeria de Imagens

Foi inaugurada nesta terça-feira, 1º, a exposição Projeto Calçadas: Porto Alegre – Beijing, que reúne fotografias de estudantes da Faculdade de Arquitetura da UFRGS e da Universidade de Comunicação da China (CUC). Durante a solenidade, realizada no Centro Cultural da UFRGS, também foi lançado o livro da exposição.

Coordenado pelos professores da UFRGS Airton Cattani e Cesar Vieira e da CUC Lu Ying, o trabalho provoca os espectadores a prestar atenção nas cores, nas formas e nas texturas presentes nas ruas. Cattani conta que o trabalho comemora três aniversários: de 70 anos da Revolução Chinesa, o de 65 anos da CUC e de 85 da UFRGS. “Estamos inaugurando a exposição em Porto Alegre hoje, data em que se celebra os 70 anos da Revolução Chinesa, e a exposição em Pequim foi inaugurada em 20 de setembro, uma data importante para os gaúchos”, explica. Para Cattani, a mostra obteve um resultado significativo e demonstra que “um olhar sensível consegue ver alguma coisa mesmo em situações comuns, como nas calçadas”.

Para o diretor do Instituto Confúcio na UFRGS, Antônio Padula, a iniciativa mostra a efetividade da interação acadêmica de alto nível que existe entre a UFRGS e a CUC e será provocadora de outras ações. A vice-reitora Jane Tutikian destacou que “essa ação provoca o orgulho de ser UFRGS e é uma resposta a tudo que vem acontecendo com as universidades federais”. O reitor Rui Oppermann declarou: “Nunca imaginei que construiríamos pontes entre Porto Alegre e Pequim por meio das calçadas”. Para ele, a exposição mostra o que a Universidade faz em relação à internacionalização.

A mostra está disponível para visitação do público das 8h às 22h, na frente da Faculdade de Educação, no Campus Centro, até 31 de dezembro. As fotografias também estão sendo expostas em Pequim, no Advertising Museum of China, localizado na CUC. Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas no site do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000