Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS inaugura Núcleo de Sustentabilidade

UFRGS inaugura Núcleo de Sustentabilidade

Espaço localizado no Campus do Vale reúne maquinário voltado à reciclagem de polímeros. Na ocasião, também foi anunciado o Escritório de Sustentabilidade e apresentada a política da Universidade para a área
14/05/2019 17:52

Galeria de imagens

Foi inaugurado nesta terça-feira, 14 de maio, o Núcleo de Sustentabilidade da UFRGS. Localizado no Campus do Vale, o espaço reúne maquinário especializado para a reciclagem de plástico. A vice-reitora Jane Tutikian aproveitou a cerimônia de inauguração, que ocorreu no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), para anunciar a implementação do Escritório de Sustentabilidade e para entregar ao reitor Rui Oppermann a política da UFRGS para a área.

Organizado e coordenado pela professora da Escola de Engenharia Ruth Santana, o Núcleo de Sustentabilidade conta com vários equipamentos voltados à reciclagem de polímeros termoplásticos: uma máquina injetora, um moinho, um aglutinador para plástico, uma extrusora e uma prensa. Entre os trabalhos que passarão a ser feitos ali, destaca-se o projeto de reciclagem de cápsulas de café para a produção de materiais que podem ser aproveitados na construção civil, em mobiliário ou em artigos domésticos, desenvolvido pelo Laboratório de Materiais Poliméricos (Lapol). Segundo Ruth, o Núcleo ainda não está completo, “mas isso não nos impede de começar a trabalhar”. Conforme afirma a vice-reitora, o espaço visa abrigar outros projetos de sustentabilidade, agregando pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.

“Precisamos pensar em como transformar os resíduos gerados na Universidade em produtos que possam ser usados em prol da Universidade”, afirma Ruth, reforçando que a questão da sustentabilidade se faz especialmente importante no momento de crise em que vivemos. “Queremos nos tornar exemplo para o Brasil de universidade que se preocupa com o meio ambiente. Queremos que a UFRGS se torne conhecida pelas pesquisas que fazemos em prol do meio ambiente”, salienta a professora. O Escritório de Sustentabilidade, por sua vez, será coordenado pela agrônoma Andrea Loguercio e terá como objetivo congregar todo o trabalho de sustentabilidade da Universidade e assegurar a implementação da política para a área.

Jane destaca que os projetos apresentados nesta segunda-feira são resultado de um trabalho que vem sendo feito há cerca de dois anos, com colaboração de pesquisadores de diversas áreas, e representam o início de uma nova etapa para a Universidade. “Nossa meta é que a UFRGS seja a universidade mais sustentável do Brasil até 2030”, enfatiza. “A questão da sustentabilidade é um grande desafio para todos nós”, comenta Oppermann. Segundo ele, o trabalho é legitimado justamente por sua estrutura transversal e interdisciplinar. “O sucesso é garantido porque foi construído com essa transversalidade”, reitera o reitor.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000