Você está aqui: Página Inicial Noticias UFRGS lança livro sobre experiências de iniciação à docência

UFRGS lança livro sobre experiências de iniciação à docência

O trabalho faz parte de uma série de obras do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e reúne artigos de bolsistas do curso de pedagogia sobre seus desafios em sala de aula
13/03/2012 18:19

O lançamento da obra Iniciação à docência em Pedagogia: memórias que contam histórias foi realizado na tarde de hoje, 13, no auditório da Faculdade de Educação da UFRGS. O trabalho faz parte de uma série de livros sobre o Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e reúne experiências de bolsistas do curso de pedagogia em sala de aula.

Financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), as obras são distribuídas gratuitamente para escolas, bibliotecas públicas e pessoas interessadas pelo tema.

O professor Samuel Bello, coordenador do Pibid na Universidade, explica que o programa atua para incentivar a iniciação e a permanência dos docentes na educação básica. “Há um número grande de licenciandos que se forma e, por uma série de problemas, não atua na educação. O Pibid auxilia a manter esses profissionais na escola”, comenta Bello. Segundo ele, o projeto também representa uma transformação das práticas pedagógicas modernas, pois contribui para a reformulação dos objetivos e finalidades da escola a partir de uma integração entre educação superior e educação básica.

Marcéli Machado Santos, uma das autoras do livro, afirma que a experiência de participar do projeto é bastante rica para o licenciando. “O Pibid vem para qualificar o trabalho e estimular a docência na escola pública. Ele nos proporciona uma formação teórico-prática mais ampla e incentiva o desenvolvimento da autonomia do futuro professor”, completa.

Naira Gislaine Cooper Carvalho, também autora do livro, diz que o programa não só aprimora a docência como enriquece a experiência de vida e a habilidade de se trabalhar em grupo. “A docência compartilhada é um desafio com o qual pude lidar durante essa trajetória”, exemplifica a bolsista.

Pibid

O Pibid é uma iniciativa da Capes, que oferece bolsas aos estudantes de licenciatura para a valorização do magistério. Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.

Outra finalidade é proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A iniciativa também visa incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.

Saiba mais sobre o Pibid/UFRGS na página do Programa.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000