Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS lança primeira Cátedra patrocinada por empresa privada

UFRGS lança primeira Cátedra patrocinada por empresa privada

Interação acadêmica entre Escola de Administração e a Tramontina Eletrik concretiza modalidade de parceria ainda rara no Brasil
16/12/2013 16:46

Galeria de imagens

Foi assinado nesta segunda-feira, 16, o contrato de Interação Acadêmica para criação da Cátedra Tramontina Eletrik na Escola da Administração (EA) da UFRGS. A Cátedra tem por objetivo o apoio às atividades do Grupo de Pesquisa sobre Marketing e Consumo (GPMC) da EA/UFRGS. O GPMC busca gerar e disseminar conhecimentos sobre marketing e comportamento do consumidor para o avanço da academia e o aprimoramento das práticas empresariais. A Tramontina Eletrik é uma das 10 fábricas da empresa gaúcha, unidade responsável pela produção de materiais elétricos.

A solenidade ocorreu no salão Nobre da Reitoria e contou com a presença do reitor Carlos Alexandre Netto; do vice-reitor Rui Vicente Oppermann, do diretor-presidente da FAURGS, Sérgio Nicolaiewsky; da diretora da Escola de Administração, Marisa Rhoden; e do coordenador da Cátedra, professor Vinicius Brei, além dos representantes da empresa: Clóvis Tramontina, presidente do Conselho de Administração da Tramontina, e Roberto Aimi, diretor da Tramontina Eletrik. Também assistiram à cerimônia diretores de unidades acadêmicas da Universidade, representantes da Administração Central, professores, alunos e pesquisadores da Escola de Administração.

O reitor Carlos Alexandre Netto salientou que a Cátedra Tramontina Eletrik marca um momento de inovação na Universidade em termos de parceria com a iniciativa privada e disse que os resultados positivos do contrato abrirão novos caminhos para a cooperação entre as empresas e a UFRGS.

As cátedras

Cátedra consiste num acordo de cooperação, por meio de apoio financeiro (via doação) – por empresas ou por pessoas físicas – às atividades de ensino e pesquisa em importantes universidades, sobretudo em áreas de conhecimento que considerem relevantes para suas finalidades. A modalidade de parceria com empresas privadas para a promoção de cátedras ainda é rara no País, mas acontece de forma mais constante em outras universidades do mundo.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000