Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS lança Programa Institucional de Internacionalização

UFRGS lança Programa Institucional de Internacionalização

Detalhes sobre o CAPES-PRINT foram apresentados a professores e coordenadores de pós-graduação nesta quinta-feira, 04
04/04/2019 12:15

A UFRGS realizou hoje, 04, a reunião de lançamento do Programa Institucional de Internacionalização – CAPES-PRINT. Para um público formado por professores e coordenadores de cursos de pós-graduação, foram apresentados, formalmente, detalhes sobre o Programa. Conforme o pró-reitor de Pós-Graduação, Celso Loureiro Chaves, mesmo com editais já publicados, somente agora as atividades efetivamente serão iniciadas: “esse é um programa que mira o presente, mas que está voltado para o futuro, usando a bagagem de uma instituição internacionalizada e que trabalha em conjunto na obtenção de melhores resultados”, enfatiza.

A diretora de Relações Internacionais da CAPES, Concepta Margaret McManus Pimentel, fez uma explanação sobre os critérios e passos que nortearam a CAPES na seleção dos projetos. A diretora destacou que, para o sucesso do PRINT, é necessário haver o compromisso institucional e que “esse não é um projeto de reitoria, mas, sim, da universidade como um todo”, ressaltou. Para o reitor Rui Vicente Oppermann, a UFRGS precisa se aproximar da sociedade e reafirmar sua posição como instituição produtora de conhecimento. “Nesse sentido, o PRINT é fundamental, pois é a oportunidade de formação de redes e de parceria”, afirmou.

Após a mesa de abertura, foi realizada a palestra do professor da Universidade Técnica de Berlim Hans-Ulrich Heiss. O docente falou sobre os desafios da internacionalização, que, segundo ele, “depende mais de relacionamentos interpessoais que interinstitucionais”. Heiss ressaltou a necessidade de se envolver também os alunos de graduação no processo e de preservar a cooperação mesmo com o passar das gerações acadêmicas. O professor apresentou a German Excellence Initiative, iniciativa de internacionalização promovida pelas universidades alemãs.

A UFRGS foi uma das 25 instituições selecionadas no PRINT, que destina R$ 300 milhões anuais para projetos de internacionalização, com duração de quatro anos. A proposta submetida pela UFRGS foi construída pelas pró-reitorias de Pós-graduação e de Pesquisa e pelas secretarias de Relações Internacionais e de Desenvolvimento Tecnológico, com participação dos programas de pós-graduação que foram chamados a se engajar na elaboração do projeto. Foram definidas oito linhas agregadoras: Desenvolvimento sustentável; Integração STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática); Futuro do trabalho e novas tecnologias; Ciências da saúde; Energia do futuro; Cidades inteligentes; Cadeia de alimentação; e Formação de recursos humanos.

Ao total, 109 instituições brasileiras se candidataram ao programa. O objetivo do PRINT é fomentar os projetos de internacionalização, estimular redes de pesquisas internacionais, promover a mobilidade de pesquisadores e transformar as instituições participantes em um ambiente internacional.

Também participaram do lançamento, realizado no Centro Cultural da UFRGS, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do RS, Luís da Cunha Lamb, e o Diretor técnico-científico da FAPERGS, Gervásio Annes Degrazia.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000