Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS lança site sobre o poeta afro-gaúcho Oliveira Silveira neste 20 de novembro

UFRGS lança site sobre o poeta afro-gaúcho Oliveira Silveira neste 20 de novembro

A criação do site www.ufrgs.br/oliveirasilveira é uma atividade realizada na UFRGS em parceria com a Unipampa. A data de lançamento remete a novembro de 1971, momento em que o Grupo Palmares realizou pela primeira vez o ato evocativo a Zumbi e à resistência negra do Quilombo dos Palmares ao sistema econômico escravista brasileiro
20/11/2020 09:09

O Projeto de Extensão "Poeta Oliveira Silveira: digitalização e conservação de sua vida e obra" lança nesta sexta-feira, 20 de novembro, o site www.ufrgs.br/oliveirasilveira. As páginas da web foram criadas na UFRGS em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e foram desenvolvidas pelo estudante do curso de Relações Públicas (Fabico/UFRGS) Maurício Wolff Garcia, sob orientação das professoras Sátira Machado (Unipampa) e Ilza Girardi (Fabico/UFRGS). A data de lançamento foi escolhida porque, em 20 de novembro de 1971, o Grupo Palmares realizou pela primeira vez o ato evocativo a Zumbi e à resistência negra do Quilombo dos Palmares ao sistema econômico escravista brasileiro.

Nos próximos anos, em ação conjunta com a Associação Negra de Cultura (ANdC), gerida pela filha única do poeta, Naiara Silveira Lacerda, o projeto pretende promover o acesso aos documentos pertencentes ao acervo pessoal de Oliveira Silveira. O objetivo maior é conservar os documentos por meio das digitalizações realizadas pelo Centro de Documentação e Acervo Digital da Pesquisa (Cedap), sob orientação do professor Jorge Vivar, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico). A ideia é divulgar os dados primários de pesquisa do acervo para motivar novos projetos.

Entre as páginas do site, está a do projeto "As viagens do Tambor com Oliveira Silveira" (https://www.ufrgs.br/oliveirasilveira/projetos/as-viagens-do-tambor-com-oliveira-silveira/), desenvolvida pelo bolsista da SEaD Maurício Wolff Garcia (Fabico/UFRGS) sob orientação dos professores Marcus Vinicius Rosa (PPGHistória/UFRGS) e Sátira Machado (Unipampa). O objetivo desse projeto é produzir um jogo educacional digital inspirado no jogo pedagógico "As viagens do Tambor", ambientado nos Territórios Negros de Porto Alegre e desenvolvido pelo Laboratório de Ensino de História e Educação (LHISTE/UFRGS), sob coordenação dos professores Nilton Pereira (PPG-História/UFRGS) e Carla Meinerz (PPGEducação/UFRGS).

Em 2019, o curso online "Oliveira Silveira: poeta da consciência negra brasileira", ofertado pela UFRGS e Unipampa na modalidade EaD, disponível na Plataforma Lúmina (https://lumina.ufrgs.br/) foi lançado, contando com cerca de 3 mil inscritos/as atualmente. O MOOC foi desenvolvido pelo Núcleo de Produção Multimídia para a Educação (Napead/SEaD/UFRGS), sob coordenação das professoras Sátira Machado (Unipampa) e Maria da Graça Gomes Paiva, aposentada pelo Instituto de Letras da UFRGS.

Confira o site acessando www.ufrgs.br/oliveirasilveira. Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail oliveirasilveira@ufrgs.br.

Sobre Oliveira Silveira

Oliveira Silveira (Oliveira Ferreira da Silveira/1941-2009) foi um comunicador, escritor, professor e ativista nascido em Touro Passo, distrito do município de Rosário do Sul (RS). Licenciou-se em Português e Literatura Portuguesa/Língua Francesa e Literatura Francesa pelo curso de Letras da UFRGS em 1965. Sua obra poética foi publicada em vários livros na categoria "Edição do Autor" e vem sendo revisitada com o objetivo de integrar a historiografia da literatura sul-rio-grandense e brasileira.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000