Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS licencia tecnologia para procedimentos transcranianos

UFRGS licencia tecnologia para procedimentos transcranianos

10/07/2020 17:40

A UFRGS e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), por meio da Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FUNMED) licenciaram equipamento e método para estimulação elétrica transcraniana para a Quark Medical. Com a licença, a empresa de produtos médicos passa a produzir e comercializar o equipamento que visa prover a estimulação transcraniana com corrente elétrica, através de eletrodos especiais de superfície (transcutâneos), não invasivos, posicionados em uma touca individualizada e customizada para cada paciente.

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFRGS e do Serviço de Pesquisa em Engenharia Biomédica do HCPA desenvolveram a tecnologia para procedimento transcraniano. Participaram do desenvolvimento do equipamento e do método para estimulação elétrica os inventores: Paulo Roberto Stefani Sanches, André Frotta Müller, Danton Pereira da Silva Junior, Felipe Fregni, Paulo Ricardo Oppermam Thomé, Iraci Lucena da Silva Torres e Wolnei Caumo.

A assinatura do contrato ocorreu no dia 8 de Julho e foi celebrada pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFRGS, José Luis Duarte Ribeiro, pela diretora-presidente do HCPA, Nadine Oliveira Clausell, pelo presidente da FUNMED, Fernando Grilo Gomes, e pelo representante legal da empresa Quark Medical André Luis de Toledo Mendes.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000