Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS se manifesta pela revogação de portaria da CAPES que altera regras de distribuição de bolsas

UFRGS se manifesta pela revogação de portaria da CAPES que altera regras de distribuição de bolsas

25/03/2020 14:46

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) publicou a Portaria 34/2020, no último dia 18, que modifica as regras de distribuição de bolsas de mestrado e de doutorado em todo o país, provocando perdas no total de bolsas em programas de pós-graduação das instituições de ensino superior. Diante dos impactos sociais, acadêmicos e financeiros ocasionados pelas novas regras, a UFRGS, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, enviou manifestação à CAPES defendendo a revogação da Portaria 34/2020 e a repactuação do tema a partir de diálogo com a comunidade acadêmica e com base em simulações dos efeitos das medidas.

A UFRGS ainda não concluiu o levantamento sobre a redução no número de bolsas de mestrado e de doutorado no âmbito dos seus PPGs, mas, no documento enviado à CAPES, já elenca alguns impactos, como a situação em que se encontram estudantes, não só do Rio Grande do Sul, mas de todos os estados e até do exterior, que foram selecionados para iniciar seus cursos em programas de pós-graduação da UFRGS e que largaram seus empregos e se deslocaram para Porto Alegre. A manifestação também aponta para os problemas enfrentados por alunos pós-graduandos que estão dando andamento aos seus cursos e pesquisas na expectativa de obtenção futura de bolsa. Muitos terão de abandonar essas atividades antes da devida titulação, com alto custo humano e ainda afetando avaliação dos programas devido à evasão. No documento, é ressaltado que os impactos negativos serão sentidos também na produção e na inserção acadêmica de científica brasileira.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000