Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS mantém serviços de saúde durante pandemia

UFRGS mantém serviços de saúde durante pandemia

Os ambientes estão para além da formação dos estudantes, por meio de atividades práticas, atuando neste momento na colaboração local por meio de esclarecimentos e atendimento à população
27/03/2020 11:12

Os serviços de saúde prestados pela UFRGS em parceria com as secretarias municipal de Porto Alegre e do estado do Rio Grande do Sul foram mantidos neste momento de enfrentamento ao vírus Covid-19. O Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas (LACT) da Faculdade de Farmácia realiza exames laboratoriais para pacientes SUS e monitora a saúde de pessoas vivendo com HIV e AIDS. Já a Faculdade de Enfermagem continua com os atendimentos na Unidade Básica de Saúde Santa Cecília, voltados à Campanha Anual de Vacinação para profissionais de saúde e grupo de risco.

Os dois ambientes estão para além da formação dos estudantes, por meio de atividades práticas, atuando neste momento de pandemia na colaboração local por meio de esclarecimentos e atendimento à população. “A participação da campanha de imunização é um projeto de extensão que a UFRGS tem há anos junto à UBS e, este ano, foi uma das atividades que mantivemos aberta na Escola de Enfermagem. São mais de 30 estudantes de enfermagem e medicina atuando de maneira voluntária e diversos professores que permaneceram na linha de frente”, relata a professora e Mariur Gomes Beghetto, que tem atuado na UBS Santa Cecília com a aplicação de vacinas e orientações aos alunos.

Além da aplicação das vacinas na unidade básica de saúde, os estudantes vão até as instituições de longa permanência imunizar os idosos; prestam atendimento; fazem o registro epidemiológico; dão informações; ajudam na organização e gestão dos locais. “São mais de 20 instituições vinculadas à UBS Santa Cecília e nós estamos atuando nelas. Neste momento é importante que a universidade pública se faça representar, como também que a sociedade identifique que são os recursos públicos que têm possibilitado encontrarmos as melhores saídas para esse momento de epidemia”, frisa Mariur.

Tanto o LACT quanto à Escola de Enfermagem são laboratórios para que os estudantes apliquem o conhecimento adquirido em sala de aula. Porém, durante a pandemia da Covid-19, reforçam o seu papel enquanto prestadores de serviço social necessário para a população brasileira.

“Na UFRGS são realizadas muitas coisas que as pessoas não veem, como esses serviços diretos prestados à população, envolvendo alunos, professores e técnicos. É uma maneira de retribuir e prestarmos contas dos recursos públicos que recebemos”, salienta a professora.

Neste momento, as equipes de saúde da UFRGS têm atuado fortemente na parte operacional de atendimento ao público. A partir do momento em que os processos estiverem mais alinhados, caberá a essa mesma Universidade assumir o seu lugar de pesquisa junto à rede de estudos clínicos e de caráter epidemiológico do Estado e do país. “Hoje ocupados a linha de frente na organização dos serviços para que tudo possa funcionar da melhor forma possível dentro dos recursos que temos. Em seguida, quando o grupo de pesquisadores do RS conseguir desenvolver testes rápidos a serem testados em relação a sua acurácia, a UFRGS também estará nesses lugares de pesquisa para validar os testes”, esclarece Mariur, complementando que a Universidade está para além da pesquisa: “nós estamos na prestação do serviço direto à população. Os professores são importantes nesses locais ao assumirem o papel da primeira profissão, como profissionais de saúde”.

Serviços do LACT

O LACT mantém as atividades de segunda à sexta-feira, respeitando as orientações dos órgãos sanitários e realizando atendimentos mediante agendamento para evitar aglomerações. Pacientes devem se informar e agendar os exames pelo telefone (51) 3308-5065.

São realizados exames de pacientes de diversas Unidades de Saúde de Porto Alegre, como também atua na Rede Nacional de Laboratórios para Quantificação de Carga Viral de HIV e CD4+CD8+, que visa o monitoramento de pessoas vivendo com HIV e AIDS, recebendo amostras de diversas cidades do Estado gaúcho. Contato: atendimento.lact@gmail.com.

LEVI

O Laboratório de Ensino Virtual em Enfermagem (LEVI) disponibilizou em sua página online diversas informações de enfrentamento ao coronavírus. O objetivo é estimular os acadêmicos a criarem novas ações empreendedoras para a construção e valorização da enfermagem.

O espaço foi criado para compartilhar as publicações, eventos e materiais digitais produzidos na Escola de Enfermagem UFRGS. Acompanhe em https://www.ufrgs.br/levi/.

 

Mariur Gomes Beghetto é enfermeira e doutora em Epidemiologia pela UFRGS. Integra o Comitê de Combate ao Coronavírus da UFRGS.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000