Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS obtém nota mais alta entre as universidades avaliadas pelo MEC

UFRGS obtém nota mais alta entre as universidades avaliadas pelo MEC

Universidade obteve 4,29 no Índice Geral de Cursos (IGC), que corresponde ao conceito máximo 5. Resultado é o melhor entre universidades brasileiras pela terceira vez
19/12/2014 17:07

Pelo terceiro ano consecutivo, a UFRGS foi a universidade mais bem avaliada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Em 2014, recebeu nota de IGC-Contínuo 4,296, o maior entre todas as universidades do País. Esse resultado corresponde ao conceito 5, valor máximo na avaliação de indicadores de qualidade da Educação Superior do Inep/MEC, divulgada nesta sexta-feira, 19, pelo ministro da Educação, Henrique Paim, e pelo presidente do Inep, Chico Soares. A classificação abrange um conjunto de 192 universidades e institutos federais. O processo avalia, ao todo, 2.020 instituições de ensino superior.

O IGC leva em consideração o Conceito Preliminar de Curso (CPC) que avalia as graduações e os conceitos médios de mestrado e doutorado, segundo as avaliações da CAPES. Nos dois anos anteriores, a UFRGS havia IGC de 4,28. Na formulação da nota final, a Universidade também recebeu o maior Conceito Médio para Mestrado do País, de 4,7982, em escala que vai até cinco.

Graduações bem avaliadas

As graduações da UFRGS receberam destaque na avaliação. Os cursos de Biomedicina e Fisioterapia obtiveram o conceito máximo, 5, sendo cada um deles o segundo melhor curso do  Brasil em suas áreas, de acordo com o CPC. Os cursos de Farmácia, Enfermagem, Fonoaudiologia (4º melhor do Brasil), Nutrição, Medicina Veterinária, Odontologia e Agronomia receberam o conceito 4.

Apenas Medicina recebeu o conceito insuficiente no CPC, com nota 2. Conforme a direção da Faculdade de Medicina, o resultado deve-se ao boicote dos alunos à prova do Enade, que representa 55% do total da nota. A Faculdade informa que solicitou uma avaliação junto ao Ministério da Educação e se compromete a cumprir as metas para uma nova avaliação e esclarece que não há qualquer alteração nas vagas ofertadas para o Vestibular 2015.

Para o reitor Carlos Alexandre Netto, os índices divulgados hoje, que colocam a UFRGS pela terceira vez consecutiva como a melhor entre as universidade brasileiras, demonstram a seriedade do trabalho realizado na instituição. “Não poderíamos receber melhor notícia no ano em que celebramos 80 anos de existência. Esta conquista é fruto de um esforço conjunto de toda a comunidade universitária. Parabéns àqueles que construíram esse resultado."

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000