Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS oferece oportunidades de ingresso por transferências e para diplomados

UFRGS oferece oportunidades de ingresso por transferências e para diplomados

Três editais publicados na página da Pró-Reitoria de Graduação informam sobre prazos de inscrição, critérios para concorrer e vagas disponíveis nos processos seletivos
11/10/2018 09:52

A UFRGS publicou edital de abertura de inscrições para ingresso por Transferência por Processo Seletivo Unificado (PSU) para o primeiro semestre de 2019. São oferecidas 363 vagas em 39 cursos de graduação. O PSU destina-se a candidatos que já são alunos da UFRGS e querem trocar de curso (transferência interna) e também a estudantes de outras instituições de ensino superior interessados em estudar na UFRGS (transferência voluntária). O candidato precisa ter sido aprovado, em sua instituição atual, no conjunto das disciplinas que compõem os dois primeiros semestres do seu curso de origem, no caso de curso semestral, ou no primeiro ano, no caso de curso seriado ou anual, no momento da inscrição neste processo. Os cursos e vagas disponíveis estão elencados no item 3 do Edital. O documento apresenta também uma tabela com os cursos da UFRGS e os respectivos cursos considerados idênticos ou assemelhados para efeitos de transferência interna e voluntária.

As inscrições estarão abertas da zero hora do dia 15 de outubro até as 23h59min do dia 12 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pela internet no endereço eletrônico www.ufrgs.br/coperse/psu. É cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 80. Alunos de instituições estrangeiras poderão candidatar-se e, se pré-selecionados, ficam sujeitos à análise específica de sua documentação a ser realizada pela Comissão de Graduação do curso escolhido.

Todas as orientações aos candidatos estão disponíveis no Manual do Candidato, no endereço www.ufrgs.br/coperse/psu. As provas serão aplicadas em 2 de dezembro.

Transferência interna por recálculo A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) divulgou o edital de Transferência Interna por Recálculo do Argumento de Concorrência, para ingresso no primeiro semestre de 2019. Podem solicitar transferência alunos de graduação da UFRGS que desejam trocar de curso ou habilitação e tenham ingressado por Concurso Vestibular ou Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

A solicitação deve ser feita das 14h do dia 24 de outubro de 2018 às 23h59min do dia 18 de novembro de 2018, diretamente no Portal do Aluno. O processo funciona da seguinte forma: a média obtida pelo aluno no processo seletivo de ingresso (Vestibular ou SiSU) será recalculada, tomando como base os pesos do curso pretendido, no mesmo processo seletivo de ingresso e no mesmo grupo de concorrência.  A média recalculada deve ser superior à média do candidato que ocupou a última vaga no curso pretendido – considerando o mesmo processo seletivo de ingresso, mesmo grupo de concorrência e mesmo ano. Dependendo do curso pleiteado, podem ser aplicados outros critérios de seleção, como entrevista, prova escrita e/ou prática, média harmônica dos valores atribuídos aos conceitos obtidos pelo aluno nas disciplinas do curso e percentual de créditos do curso desejado que já tenham sido cursados. O resultado será divulgado no dia 21 de dezembro.

A relação de cursos, o número de vagas disponíveis e todas as informações sobre o processo estão no Edital de Abertura das Inscrições.

Ingresso de Diplomado - Estão abertas até 26 de outubro as inscrições para ocupação de vagas ociosas nos cursos de graduação na modalidade Ingresso de Diplomado, com vistas ao ingresso ao primeiro semestre de 2019. São oferecidas 362 vagas em vários cursos de graduação. Para concorrer a estas vagas, o candidato deve ser portador de diploma de curso superior de graduação válido ou ser provável formando ao final do segundo semestre de 2018 (2018/2) em curso de graduação legalmente reconhecido.

Os procedimentos e documentos necessários para concorrer às vagas estão especificados no edital publicado na página da Pró-Reitoria de Graduação. O edital informa também a relação de cursos e o número de vagas disponíveis e os pesos atribuídos pelas comissões de graduação a cada um dos critérios de seleção. Cada curso tem processo seletivo específico, que pode ser composto por prova, entrevista e análise de currículo.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente através da abertura de processo administrativo no Protocolo Geral da UFRGS (Av. Paulo Gama, nº 110, Prédio Anexo I da Reitoria, térreo – Porto Alegre, RS), de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 17h30min.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000