Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS oferta cursos gratuitos na área de jogos digitais

UFRGS oferta cursos gratuitos na área de jogos digitais

Projeto é resultado de parceria entre o Ministério da Cultura, a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) e o Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura (NECCULT-UFRGS)
31/01/2018 14:55

A partir desta quarta-feira, 31 de janeiro, estão disponíveis na plataforma Lúmina as aulas do curso O setor de games no Brasil: panorama, carreiras e oportunidades. A ação integra um grupo de três cursos criados a partir do conteúdo dos debates da edição de 2017 do Brazil’s Independent Game Festival (BIG Festival) - o maior festival de jogos independentes da América Latina. A iniciativa contempla ainda outras duas formações: Dicas e desafios para empreendedores e de Internacionalização no setor de games, que serão divulgadas a partir de fevereiro.

O projeto é resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura, a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) e o Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura (NECCULT-UFRGS). Cada curso tem duração de 30 horas e é ofertado na modalidade EAD. Veja abaixo mais detalhes:

 

Curso 1 - O Setor de games no Brasil: panoramas, carreiras e oportunidades

Composto por cinco aulas que abordam o panorama do setor, sua importância na economia criativa, nas estruturas das desenvolvedoras independentes e na articulação de comunidades que viabilizam crescimento na área. Além disso, aponta as possíveis áreas de atuação, trazendo como exemplo as experiências de profissionais que construíram carreira no setor de jogos no Brasil. Por fim, trata sobre o papel das instituições públicas no fomento e no fortalecimento do setor e disponibiliza orientações elaboradas por especialistas do BNDES, do Sebrae, da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e Spcine para as pequenas desenvolvedoras de games.

 

Curso 2 - Dicas e desafios para empreendedores

Estruturado em três eixos: financiamento e monetização de games, relações contratuais e com outros autores da indústria e desafios enfrentados pelos empreendedores do setor e como contorná-los.

 

Curso 3 - Internacionalização no setor de games

Apresenta oportunidades de atuação internacional e a rede de apoio estruturada para orientar os desenvolvedores nessa etapa. Oferece uma visão geral do processo de internacionalização e mostra como o setor de games pode ser entendido nesse contexto, atentando para o projeto Brazilian Game Developer (BGD) e para as iniciativas da Apex-Brasil e da Ancine em parceria com a ABRAGAMES. Nesse terceiro curso também se discute possibilidades de investimento que impulsionam a atuação internacional dos desenvolvedores brasileiros, incluindo as características de potenciais mercados para expansão das empresas brasileiras, como a China e a América Latina.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000