Você está aqui: Página Inicial Noticias UFRGS orienta calouros sobre entrega de documentos

UFRGS orienta calouros sobre entrega de documentos

Estudantes devem ficar atentos às informações divulgadas pela Prograd e comparecer no dia e horário estabelecidos para iniciar o processo de matrícula na UFRGS
28/01/2013 16:34

Após a divulgação do listão, é hora de consultar no site da UFRGS as faixas horárias para entrega de documentos dos calouros do vestibular. Para não correr risco de perder a vaga, os estudantes devem ficar atentos às informações relativas a datas, a horários e à documentação necessária para garantir a matrícula.

Matrícula – A primeira matrícula do calouro, obrigatoriamente presencial, se dá em duas fases: primeiro ocorre a entrega da documentação, junto ao DECORDI; posteriormente, em uma segunda fase, é realizado o vínculo das disciplinas do primeiro semestre junto à Comissão de Graduação do curso.

Convocação para entrega de documentos – Na primeira etapa, com chamamentos até março, foram solicitados a apresentar documentação apenas os selecionados para ingresso no primeiro semestre letivo. Conforme indicação do calendário acadêmico, os que ingressam no segundo período realizam esta etapa somente em maio, com demais chamamentos a partir de junho. No entanto, alguns destes estudantes podem ser convocados a iniciar as aulas em março, por esta razão, devem ficar atentos à divulgação das listas no site da UFRGS. Os chamamentos para as vagas remanescentes são publicados neste link.

Nos cursos que dividem as vagas para ingresso em dois semestres, os cotistas iniciam as aulas somente no segundo período, deste modo, devem entregar documentos apenas em maio. Já nas graduações que têm ingresso anual, a entrega de documentos dos cotistas deve ser realizada em janeiro e fevereiro. Para saber se você deve comparecer ao Decordi ou aguardar, basta verificar se o seu nome consta na lista da faixa horária para a entrega da documentação. Se não está, continue aguardando e acompanhando os chamamentos no Portal.

Documentação necessária – Os documentos exigidos para a primeira etapa da matrícula estão relacionados no item 10 do Manual do Candidato:

- Cópia do documento de identidade (deve: conter fotografia que permita a clara identificação do portador; estar em bom estado de conservação, sem rasuras ou adulterações; estar dentro do prazo de validade; ter sido expedido por Secretarias Estaduais de Segurança Pública, ou pelas Forças Armadas, ou pela Polícia Militar, ou pela Polícia Federal, ou por outros órgãos legalmente autorizados a emitir documento de identificação - item 10.2.7);

- Cópia do CPF (servirá para efeito de comprovação de CPF o seu registro no documento de identidade - item 10.2.8);

- Certificado de Conclusão e Histórico Escolar completo do Ensino Médio com comprovante de conclusão do estágio, quando for o caso. Originais ou cópias autenticadas em cartório.

- Ingressantes pela Política de Ações Afirmativas devem consultar a tabela anexa ao manual, em que há detalhamento da documentação exigida em caso de comprovação de renda ou de raça/etnia. Esclarecimentos sobre ingresso com reserva de vagas e modelos de declarações a serem apresentadas estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Local de comparecimento – Os convocados a entregar documentos devem se dirigir ao Decordi, Sala de Atendimento ao Público (Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - andar térreo do Anexo I da Reitoria). Veja mapa.

 

Orientações aos já alunos da UFRGS:

Não é permitido manter-se vinculado a mais de um curso de graduação na UFRGS. Assim sendo, você deverá optar:

- Não comparecendo à entrega de documentos e/ou matrícula como calouro, será considerado renunciante à vaga obtida no vestibular, e deverá realizar sua matrícula como nos semestres anteriores.

- Entregando a documentação e, posteriormente, vinculando-se como calouro ao novo curso, será considerado, neste caso, renunciante ao curso anterior. Os candidatos classificados no CV/2013 que são alunos ativos da UFRGS deverão apresentar apenas documento de identidade e CPF (com cópias), no dia da entrega da documentação junto ao Decordi.

- Os candidatos que ingressarem pelo sistema de reserva de vagas deverão, obrigatoriamente, entregar os documentos previstos para esses casos, no dia e hora estabelecidos, junto ao Decordi.

 

Outras dúvidas:

Não posso comparecer pessoalmente para a entrega de documentos – Nesse caso, você deve preencher o formulário do item 11.3 do Manual do Candidato, autorizando outra pessoa a realizar o processo por você (não é necessário o reconhecimento de firma/assinatura em cartório). Caso a entrega seja feita por meio de procuração, as cópias de RG e CPF do estudante, no entanto, devem ser autenticadas em cartório.

Não fui chamado – Se o seu nome está no listão, mas você foi selecionado para o segundo semestre, seu período de apresentação de documentos é mais adiante (veja no calendário acadêmico). Aguarde demais chamamentos no site da UFRGS, pois você pode ser convocado a comparecer ao Decordi antes e iniciar as aulas já no primeiro semestre.

Realizei inscrição como cotista, mas fui selecionado pelo acesso universal Você deve entregar os documentos necessários para ingresso pelo acesso universal (veja lista acima). Não serão solicitados documentos que comprovem renda, raça/etnia ou estudos em escola pública.

Fui convocado para entregar documentos, mas minha data de comparecimento está fora da faixa horária exibida no calendário acadêmico – Se você se inscreveu como cotista, mas atingiu pontuação suficiente para ingressar pelo acesso universal, você será convocado a entregar a documentação no período reservado ao acesso universal, que é diferente. Neste caso, não será necessária a entrega de documentos relativos à reserva de vagas (verifique lista acima). Confira seu sistema de ingresso  no boletim de desempenho para tirar esta dúvida (conforme exemplo abaixo).

 

 

Meu nome não está no listão – Se você não foi selecionado, mas teve a redação corrigida, acompanhe demais chamamentos. Alguns calouros podem não realizar a matrícula, e suplentes podem ser chamados.

Minha nota da redação não aparece no boletim de desempenho – Sua pontuação não atingiu o escore mínimo para correção da redação. Nestes casos, não é exibida pontuação para redação no boletim de desempenho.

Para mais informações basta ligar para o Decordi: dúvidas a respeito de ingresso pelo acesso universal  (51 3308.4105) e dúvidas sobre ingresso por reserva de vagas (51 3308.3717).

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000