Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS outorga título de doutor Honoris Causa a José Ramos-Horta

UFRGS outorga título de doutor Honoris Causa a José Ramos-Horta

Ex-presidente do Timor Leste e Prêmio Nobel da Paz, Ramos-Horta será homenageado em sessão pública nesta terça-feira, dia 1º de outubro
26/09/2013 11:46

Conhecido mundialmente pela atividade em defesa dos Direitos Humanos, o político e jurista José Manuel Ramos-Horta será laureado com o título de doutor Honoris Causa da UFRGS, em sessão pública do Conselho Universitário, na próxima terça-feira, dia 1º de outubro. A entrega do título ocorre às 10 horas no Salão Nobre da Faculdade de Direito e é aberta ao público externo. Na sequência, haverá uma palestra do homenageado sobre "Violência ou Paz: Como Construir a Paz Verdadeira”.

A biografia do timorense, filho de mãe timorense e pai português, está diretamente relacionada com a história de seu país. Participou, no início da década 1970, das atividades pela independência do Timor, então colônia de Portugal. Durante os 25 anos que se seguiram à ocupação indonésia da ilha em 1974, vivendo no exterior, Ramos-Horta tornou-se representante da Frente Revolucionária Timor-Leste Independente (FRETILIN) junto à ONU, denunciando as situações de violência da sua terra natal. Neste período, devido à atuação em defesa dos Direitos Humanos, foi condecorado com vários prêmios, entre os quais, o Nobel da Paz de 1996, que recebeu juntamente com seu compatriota, o bispo católico Carlos Filipe Ximenes Belo. Já neste século, na jovem democracia timorense, depois de ser primeiro-ministro e ministro da Defesa, ascendeu à presidência, eleito em 2007, cargo que ocupou a até 2012.

Ramos-Horta atua desde janeiro deste ano na Guiné-Bissau, como enviado da ONU para a função de mediador de conflitos internos. Sua formação acadêmica inclui a graduação em Direito Internacional na Academia de Direito Internacional da Haia, Países Baixos (1983); o mestrado em Estudos da Paz (1984), pela Universidade de Antioch (EUA); e o doutorado em Ciência Política pela Universidade Nacional Pusan da Coreia do Sul.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000