Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS participa de cúpula de debates entre América Latina, Caribe e União Europeia

UFRGS participa de cúpula de debates entre América Latina, Caribe e União Europeia

Discussões em El Salvador abordam a construção de uma área de ensino superior euro-latino-americana e caribenha
06/10/2017 15:38

A UFRGS, por meio do reitor Rui Vicente Oppermann e do secretário de Relações Internacionais Nicolas Maillard, marcou presença no 3º Cumbre Académica y Del Conocimiento. O evento, que acontece na Universidade del Salvador, em El Salvador, integra União Europeia e Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). São dois dias de diálogo, 5 e 6 de outubro, sobre a construção de uma área de ensino superior euro-latino-americana e caribenha.

No evento, os conferencistas realizaram debates em torno de três eixos: estratégias e instrumentos para permitir a criação de um espaço comum de trabalho entre a CELAC e a UE para o Ensino Superior, a Ciência a Tecnologia e a Inovação; práticas para incentivar a formulação de políticas públicas e de programas nacionais que apoiem a troca de conhecimento entre as regiões; e alinhamento entre a ação acadêmica e os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Oppermann ministrou palestra sobre interação entre os atores da educação superior, da pesquisa e da inovação em relação à definição de políticas públicas prioritárias. Como representante da Andifes, o reitor da UFRGS também assinou a criação de um conselho de redes e de associações de universidades latino-americanas e europeias.

 

Sobre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos

Criada em 2010, a CELAC é um bloco regional de Estados da América Latina e do Caribe e integra os 33 países soberanos que compõem as duas regiões. Representa aproximadamente 600 milhões de pessoas entre as populações de todas as nações constituintes.

As cúpulas que integram União Europeia e América Latina e Caribe (UE-CELAC) reúnem as organizações dessas regiões com o objetivo de fortalecer as relações entre elas, constituindo-se nos principais fóruns de diálogo e de cooperação entre os países participantes.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000