Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS promove a 20ª edição do Dia da Doação

UFRGS promove a 20ª edição do Dia da Doação

Ação ocorre nesta quarta-feira, 11 de dezembro, com o objetivo de angariar fundos para tornar acessível o prédio da Rádio da Universidade
10/12/2019 09:37

Nesta quarta-feira, 11 de dezembro, ocorre a 20ª edição do Dia da Doação da UFRGS, evento que busca levantar fundos para a preservação dos prédios históricos da Universidade. Neste ano, a ação segue voltada para a captação de recursos para o “Projeto de Acessibilidade ao prédio da Rádio da Universidade” e ainda comemora duas décadas do Projeto Resgate do Patrimônio Histórico e Cultural da Universidade. O evento ocorre das 9h às 17h no Espaço Paineira, terceiro pavimento do Centro Cultural (Rua Eng. Luís Englert, 333 – Campus Centro), e é promovido pelo Setor de Patrimônio Histórico da Superintendência de Infraestrutura.

As atividades são gratuitas e incluem apresentação musical e visita guiada pelos prédios históricos da Universidade. O Centro Cultural da UFRGS é uma atração à parte, uma vez que está instalado no prédio do Antigo Instituto de Química da Instituição, edificação histórica totalmente restaurada pelo Setor de Patrimônio Histórico e a mais recente a ser entregue à comunidade, em 20 de agosto de 2018, com o apoio de doadores do Projeto de Resgate ao Patrimônio Histórico e Cultural da UFRGS.

Sobre o projeto - O projeto possibilitará acesso universal ao prédio histórico da Rádio, por meio da construção de uma torre de elevador e banheiros acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida. O plano (que pode ser acompanhado no site do Ministério da Cultura) respeita as características históricas da edificação, construída entre 1920 e 1921, e é assegurado legalmente por instituições de preservação do patrimônio. O objetivo é atender a toda a população e, principalmente, aos alunos ingressantes pelas cotas destinadas a pessoas com deficiência.

Como doar - Através do mecanismo de mecenato da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, incentivadores pessoa física podem direcionar ao projeto até 6% do Imposto de Renda devido e deduzir 100% do valor doado na cobrança do ano subsequente. As doações podem ser feitas na hora, preferencialmente em cheque, e a Universidade emite um recibo de mecenato que garante a dedução fiscal do valor disponibilizado. A quantia é depositada em conta no Banco do Brasil aberta e bloqueada pelo Ministério da Cultura (MinC) até que se atinja o valor mínimo para a execução do projeto.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000