Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS prorroga suspensão de atividades presenciais até 31 de julho

UFRGS prorroga suspensão de atividades presenciais até 31 de julho

Prazo segue orientações do comitê de acompanhamento da pandemia na Universidade. Proposta de implantação do Ensino Remoto Emergencial será avaliada em breve pelo CEPE
26/06/2020 16:00

Com as atividades presenciais suspensas desde o dia 16 de março, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) passa por uma nova prorrogação do prazo para uma possível retomada. Após reunião realizada nesta semana, o Comitê responsável pelo Plano de Contingenciamento da Covid-19 no âmbito da UFRGS considera necessário prorrogar as medidas dispostas nas portarias nº 2286/2020 e nº 2291/2020 e estender a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais até 31 de julho, conforme a Portaria nº 3368/2020, publicada nesta sexta-feira, dia 26 de junho.

A decisão acompanha também as orientações das autoridades sanitárias e dos decretos municipal e estadual sobre distanciamento social. Se houver necessidade, existe possibilidade de nova prorrogação, respeitando a recomendação do Comitê de que a data de retorno de atividades acadêmicas e administrativas, quando for definida, seja comunicada à comunidade universitária com antecedência mínima de 15 dias.

Ensino remoto

Durante o período de pandemia, a UFRGS dará continuidade ao planejamento das condições internas da Universidade para, tão logo seja viável, atuar de maneira presencial. Para isso, grupos de trabalho estudam formas e projetam cenários para que possam ser retomadas algumas atividades dentro de determinações e cuidados específicos exigidos. Estão sendo avaliados infraestrutura, protocolos e atividades prioritárias, entre elas a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), para o qual existe uma proposta de aplicação emergencial e temporária. Coordenada pela Pró-Reitoria de Graduação, a proposta foi construída com auxílio das Comissões de Graduação, das Unidades, dos Departamentos, de docentes, de técnicos administrativos e de discentes.

O objetivo principal da Universidade na proposição do ERE é evitar a desmobilização da comunidade discente, reduzindo com isso o risco de evasão. A iniciativa também prevê a possibilidade de manutenção da relação docente-discente e a continuidade do ambiente de aprendizagem e avanço cognitivo. A proposta será submetida ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) nos próximos dias, sendo, posteriormente, divulgadas as orientações do funcionamento desse sistema de ensino na UFRGS. Desde já, a Secretaria de Educação a Distância (SEAD) disponibiliza um espaço específico em seu site com materiais e informações sobre o tema.

Auxílios

Tendo em vista a perspectiva do uso do Ensino Remoto Emergencial, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) publicou, recentemente, atualizações e editais de auxílio emergencial aos alunos beneficiários PRAE e aos demais ingressantes por meio de ações afirmativas com base em renda. Os auxílios preveem apoio financeiro para alimentação, para acesso à internet e para compra de equipamento eletrônico como tablet ou assemelhado, conforme definições em cada modalidade. As informações estão no site da UFRGS, e os editais estão no site da PRAE.

Leia a íntegra da portaria: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/arquivos/portaria-no-3368-de-26-06-2020

Notícias relacionadas:

17/3/20: Reitoria institui portarias que regulam atividades durante período de suspensão de aulas

3/4/20: UFRGS prorroga suspensão de atividades presenciais até 30 de abril

29/4/20: UFRGS prorroga suspensão de atividades presenciais até 31 de maio

27/5/20: UFRGS prorroga suspensão de atividades presenciais por mais um mês

15/6/20: SEAD reúne informações e materiais para apoio ao ensino remoto na UFRGS

20/6/20: UFRGS apresenta plano de assistência estudantil emergencial para retorno das atividades da Graduação


 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000