Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS recebe doações para obras de acessibilidade da rádio

UFRGS recebe doações para obras de acessibilidade da rádio

Projeto arquitetônico inclui a construção de um elevador de transporte vertical, para que as pessoas com deficiência tenham acesso aos espaços da Rádio da Universidade
06/12/2017 11:00

Galeria de imagens

Este dia 6 de dezembro marca a data em que a comunidade universitária e o público externo se mobilizam pela preservação do patrimônio histórico da UFRGS. Anualmente, a Universidade recebe doações de pessoas físicas e jurídicas para executar projetos de conservação, reforma e restauração dos prédios históricos.

Em 2017, os recursos captados por meio da iniciativa serão destinados à acessibilidade da Rádio da Universidade. O projeto arquitetônico inclui a construção de um elevador para transporte vertical, para que as pessoas com deficiência tenham acesso aos espaços da rádio, que hoje conta apenas com escadas.

O dia da doação é simbólico e assinala o convite à captação de recursos para as obras. Na data de hoje, 6 de dezembro, durante todo o dia, o Salão Nobre da Reitoria (Av. Paulo Gama 110 – Campus Centro) está aberto para receber os interessados em colaborar com a iniciativa. As contribuições são recebidas em cheque, das 8h30min às 16h. No entanto, o projeto recebe doações permanentemente, conforme as orientações na página do SPH.

Lançamento

A cerimônia de lançamento nesta manhã, também no Salão Nobre, foi conduzida pela vice-reitora Jane Tutikian e contou com a presença do superintendente de Infraestrutura Edy Isaias Junior, do secretário de Comunicação Social André Iribure e de membros da administração central. A solenidade foi acompanhada por docentes, técnico-administrativos e estudantes.

Após a apresentação de esquete teatral sobre a história da Rádio da Universidade, o público ouviu a exposição do arquiteto responsável pelo projeto, Igara Paquola, que esclareceu sobre os desafios da execução técnica das obras.

Ao agradecer os presentes e convidá-los a participarem da iniciativa, Jane citou o filósofo Gaston Bachelar: “nós costumamos pensar que a memória está no tempo e Bachelar nos diz que, na verdade, o que guarda a memória é o espaço”. Com essa reflexão, a vice-reitora ressalta a importância da conservação do patrimônio, que valoriza a trajetória da Universidade e de todas as pessoas que construíram sua história.

 

Vice-reitora junto da equipe da Secretaria de Comunicação Social e da Superintendência de Infraestrutura durante a solenidade de lançamento - Foto: Rochele Zandavalli

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000