Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS recepciona novos professores do Instituto Confúcio

UFRGS recepciona novos professores do Instituto Confúcio

Chineses foram recebidos pelo reitor Rui Vicente Oppermann no Salão Nobre do Gabinete
28/09/2017 17:34

Galeria de imagens

Mengmeng Feng, Haibo Meng e Zhiming Liu desembarcaram em Porto Alegre para serem os novos docentes do Instituto Confúcio na UFRGS. Eles foram recebidos pelo reitor Rui Vicente Oppermann em solenidade na tarde desta quinta-feira, 28, no Salão Nobre do Gabinete.

O momento marcou também a despedida do professor Rui Zang, que após um período de atuação na Universidade, retorna à China. O encontro contou com a participação do diretor do Instituto Confúcio Tiejun Gu e do secretário de Relações Internacionais Nicolas Maillard.

Oppermann destacou que aproximação entre a UFRGS e o Instituto incentiva e consolida o intercâmbio cultural entre Brasil e China, grandes parceiros econômicos. O reitor desejou ainda as boas-vindas aos novos professores, que, a partir de agora, serão responsáveis por ministrar aulas de mandarim a estudantes cada vez mais interessados em aprender sobre aquele país.

Como parte do processo de internacionalização, a UFRGS oferece desde 2010 o curso de mandarim para brasileiros. Com a instalação definitiva do Instituto Confúcio no Campus do Vale, em 2012, a formação nesta língua passou a ser rotineira na Universidade.

Exibição de filme e debate com diretora

Ao longo do semestre, o Instituto promove diversos eventos, com o objetivo de divulgar a cultura chinesa e atrair o interesse do público para as atividades. Na próxima semana, no dia 2 de outubro, será exibido o filme Alguém para conversar, com legendas em português, a partir das 13h30min, no Auditório do ILEA (Av. Bento Gonçalves, 9500, Prédio 43.322 – Campus do Vale)

Após a exibição, o escritor e roteirista Zhenyun Liu e a diretora de cinema Yulin Liu estarão presentes para debaterem com o público sobre o filme. Liu Zhenyun é hoje um dos maiores escritores da China, tendo recebido o prêmio literário Mao Dun – o maior da China – pela  "One Sentence Worth Ten Thousand" (“Uma Frase Vale Mil Frases), obra na qual o filme é baseado.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000