Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS se destaca entre as universidades brasileiras no ranking Times Higher Education

UFRGS se destaca entre as universidades brasileiras no ranking Times Higher Education

Na faixa mundial 601-800, Universidade é a terceira colocada entre as brasileiras
11/09/2019 16:02

A consultoria britânica Times Higher Education (THE) divulgou nesta quarta-feira, dia 11 de setembro, a edição 2020 do Ranking Mundial de Universidades. A UFRGS é destaque entre as universidades brasileiras ao ocupar a faixa de posição entre 601 e 800 na listagem geral, mesma posição do levantamento anterior, o que a mantém na terceira posição entre as universidades brasileiras, atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e empatada com mais quatro universidades.

Nos itens avaliados pela consultoria, a UFRGS apresentou uma melhora nos indicadores pesquisa (de 14,1 para 18,3) e citações (de 40,5 para 49,3), em relação à avaliação anterior. Para o reitor Rui Vicente Oppermann, a UFRGS "recebe essa notícia com muita satisfação em meio à enorme crise pela qual estamos passando. Essa posição é decorrência do trabalho de nossos professores, pesquisadores, técnicos e estudantes da graduação e da pós-graduação. Paradoxalmente, são eles que estão sendo atingidos pelas políticas restritivas do atual Governo, que insiste em não reconhecer o valor que as universidades federais têm para o País".

O ranking é liderado pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, seguida pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Estados Unidos) e pela Universidade de Cambridge (Reino Unido). Entre as universidades brasileiras, a Universidade de São Paulo aparece em primeiro lugar (faixa de posição 251 e 300), seguida da Unicamp (501 e 600). Junto com a UFRGS, no grupo posicionado entre 601 e 800, aparecem mais três federais: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), além de uma privada: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

O levantamento THE das melhores universidades do mundo é realizado anualmente e abrange cerca de 1.400 instituições de 92 países. São considerados 13 indicadores em cinco categorias: ambiente de ensino, inovação, internacionalização, pesquisa e citações.

Principais universidades brasileiras no THE

1.º Universidade de São Paulo (USP) – Faixa 251-300
2.º Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – 501-600
3.º Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Federal de São Paulo e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – 601-800

Na página da Secretaria de Avaliação Institucional há detalhamento do posicionamento da UFRGS em outros rankings nacionais e internacionais.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000