Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS sedia conferência internacional sobre Agricultura

UFRGS sedia conferência internacional sobre Agricultura

Comida de Rua, lançamento de livros e sessões de cinema integram a programação da III AgUrb - Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada
14/09/2018 08:09

A III AgUrb – 3ª Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada – que acontecerá na UFRGS, em Porto Alegre/RS, entre os dias 17 e 21 de setembro de 2018, vai reunir cerca de 170 especialistas de 36 países para discutir o tema central Alimentos saudáveis, sociobiodiversidade e sistemas agroalimentares sustentáveis: inovações do consumo à produção.

A conferência vai reunir reconhecidos acadêmicos e especialistas, além de representantes de governos, instituições internacionais e lideranças de movimentos sociais participam dos painéis. O objetivo é refletir e debater diferentes visões sobre teorias, práticas e processos relacionados a sistemas agroalimentares sustentáveis e resilientes, contribuindo para a articulação e construção de uma nova agenda de pesquisas, estudos e ações. Entre os conferencistas, estão Patrick Caron (Presidente do Painel de Alto Nível de Peritos do Comitê de Segurança Alimentar Mundial - França), Elizabeth Mpofu (Coordenadora Geral da Via Campesina Internacional - Zimbabwe), Elisabetta Recine (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA - Brasil), Allison Blay Palmer (Diretora do Centro de Governança Internacional e Inovação - Canadá) e Hannah Wittman (Diretora Acadêmica Centro de Sistemas Alimentares Sustentáveis da Universidade da Colúmbia Britânica - Canadá). Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), Mudanças Climáticas, Segurança e Soberania Alimentar, e Política e Governança são alguns dos assuntos que serão tratados durante as manhãs. Os painéis acontecem no Salão de Atos da UFRGS, com tradução simultânea.

Na intensa programação da Conferência, três atividades são abertas ao público em geral: a Edição Especial da Feira Comida de Rua – que terá 15 bancas gastronômicas na Redenção durante todo o período do evento, lançamento de livros e sessões de cinema, que acontecem nos dias 18 e 19 de setembro, na UFRGS. Saiba os detalhes da Conferência e das atividades culturais no serviço abaixo.

A Edição Especial do Comida de Rua será um espaço de convivência e alimentação para promover a integração entre os participantes da Conferência, produtores locais e a população de Porto Alegre, em uma experiência aberta ao público para estimular o debate sobre práticas alimentares. Mobilizada pela parceria entre a Comissão Organizadora da AgUrb e o Comida de Rua, conta com a participação e protagonismo de chefs, agricultores e empreendimentos locais, trazendo uma amostra da diversidade dos alimentos regionais e sazonais. O espaço funcionará entre os dias 17 e 21 de setembro no Parque da Redenção (atrás do Espelho d’água), ofertando almoços e lanches que abrangem a diversidade de estilos alimentares e contemplando o público com qualidade e diversidade. Nos dias 19 e 20 de setembro, a FEIRA se estende até às 22h, promovendo uma festa com a participação de DJs locais, tornando-se um espaço de lazer a céu aberto para a população. Ao longo do dia 20, a Feira traz uma série de atividades abertas: Yoga, Danças Circulares e oficina de identificação de PANCS - Plantas Alimentícias Não Convencionais são algumas das atrações. Os horários de funcionamento no serviço abaixo e a programação completa em https://goo.gl/GYvTa3.

A escolha dos parceiros gastronômicos se deu em função da relevância da sua atuação e contribuição no meio gastronômico local, trazendo uma diversidade de alimentos regionais e sazonais. São eles: chefs Patrick Vargas, Mathura e Rodrigo Paz, Pitanga Bistrô, Chica - Parrilla y Bar, Cozinha Timblera, El Toro Burger, Cadeia Solidária de Frutas Nativas, Bá Kombucha, Rede Ecovida, Terra Amor Temperos Naturais, Frida Peppers, Araxá, Zapata - Cervejaria Rural e Cervejaria Oito.

A programação cultural da 3ª AgUrb também inclui o lançamento de doze livros relacionados aos temas da Conferência, com sessões de autógrafos que serão realizadas nos dias 18 e 19 de setembro, às 18h30, na Sala II do Salão de Atos da UFRGS. Confira a programação e os títulos no serviço abaixo.

Ainda nos dias 18 e 19 de setembro, a Conferência vai apresentar o Cine AgUrb, trazendo uma mostra de curtas e médias metragens ficcionais e documentais sobre os temas em questão no evento. As exibições acontecem na Sala Redenção, abertas ao público em geral, com entrada franca. Confira os horários no serviço abaixo.

 

Programação

Comida de Rua – Edição Especial 3ª AgUrb

Local: Parque da Redenção (atrás do Espelho d’água)

Entrada Franca

Dias 17, 18 e 21 de setembro: das 11h45min às 17h00min

Dia 19 de setembro: das 11h45min às 22h00min – Festa com DJs Locais

Dia 20 de setembro: das 11h00min às 22h00min - programação especial destinada à confraternização dos participantes da III Conferência Internacional de Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada.

Atividades abertas: Yoga, Danças Circulares e oficina de identificação de PANCS - Plantas

Alimentícias Não Convencionais. Festa com DJs Locais

 

Lançamento de livros e sessões de autógrafos

Local: Sala II do Salão de Atos da UFRGS

Dias 18 e 19 de setembro, às 18h30

Entrada Franca

Dia 18 de setembro:

- Terry Marsden – “The SAGE Handbook of Nature” (SAGE Publications)

- João Peres e Moriti Neto – “Roucos e sufocados: a indústria do cigarro está viva, e matando” (Elefante)

- Marcelo Zaro – “Desperdício de alimentos: velhos hábitos, novos desafios” (EDUCS)

 Alexander Chayanov – “A teoria das cooperativas camponesas” (UFRGS)

 Marilise Oliveira Mesquita, Deise Lisboa Riquinho, Tatiana Engel Gerhardt, Eliziane Nicolodi

Francescato Ruiz (orgs.) – “Saúde coletiva, desenvolvimento e (in)sustentabilidades no rural”

(UFRGS)

 Daniela Callegaro – “Plataforma Observatório Brasileiro de Economia e Mercados Agroecológicos e

Orgânicos” (OBEMA)

Dia 19 de setembro:

- Jan Douwe van der Ploeg – ”The New Peasantries” (Routledge)

- Sônia de Souza Mendonça Menezes e Fabiana Thomé da Cruz (orgs.) – “Estreitando o diálogo entre alimentos, tradição, cultura e consumo” (UFS)

- Paulo Niederle e Valdemar João Wesz Junior (orgs.) – “As novas ordens alimentares” (UFRGS)

- Eric Sabourin e Catia Grisa (orgs.) – “A difusão de políticas brasileiras para a agricultura familiar na América Latina e Caribe” (Escritos)

- Mireya E. Valencia Perafán, Catia Grisa, Iván Peyré Tartaruga e Cesar Adrián Ramirez-Miranda – “Gestão e dinâmicas em desenvolvimento territorial” (UFRGS)

 

Cine AgUrb

Dia 18 e 19 de setembro (terça e quarta-feira), vários horários

Local: Sala Redenção – UFRGS - Av. Paulo Gama, 110 – Farroupilha – Porto Alegre/RS

Entrada Franca

Classificação indicativa: Livre

-  Dia 18 de setembro, às 16h – seleção de curtas: O poder da alimentação; Interpretação cultural do sabor: Alex Atala; O espantalho; Trazendo a floresta para dentro da roça.

- Dia 18 de setembro, 19h – média metragem: Brasil orgânico

- Dia 19 de setembro, 16h – seleção de curtas: Nascentes também morrem; Cinturão verde de Porto Alegre: território em disputa; Repensar o consumo.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000