Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS sedia evento de relançamento da hidrovia Uruguai-Brasil

UFRGS sedia evento de relançamento da hidrovia Uruguai-Brasil

07/12/2021 13:21

A UFRGS recebe nesta quarta-feira, dia 8 de dezembro, a “Jornada de comemoração dos 60 anos do relançamento da navegação na hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos”. O evento promove o diálogo entre autoridades do Brasil e do Uruguai sobre a hidrovia de ligação entre os dois países.

A mesa de abertura inicia às 9h e contará com a participação do reitor da UFRGS, Carlos André Bulhões Mendes, do superintendente de Portos RS, Paulo Fernando Curi Estima (representando o governador do RS). Durante as falas da manhã, o reitor fará um histórico do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS; a história da navegação na Lagoa Mirim ficará por conta de Carlos Prigioni; e o embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, fará uma resenha sobre a visita de Estado do então presidente Eduardo Victor Haedo, entre 6 e 8 de dezembro de 1961.

Na sequência do evento, ao longo da manhã, haverá discussões – com falas por parte de autoridades do Brasil e do Uruguai – sobre: o avanço técnico para navegação na hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos; a administração hidroviária e de portos; investimentos.

A jornada tem seguimento à tarde com a discussão sobre o futuro da hidrovia. A abertura será às 15h30, com a participação do senador Luiz Carlos Heinze e, na sequência, do ministro da Infraestrutura do Brasil, Tarcísio Gomes de Freitas, e do vice-ministro de Transporte e Obras Públicas do Uruguai, Juan José Olaizola, designado pelo presidente da República do Uruguai como 'ponto focal' para a hidrovia Uruguai-Brasil. Após, transcorre a entrega do Informe dos avanços do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, por parte do presidente da empresa DTA Engenharia, João Acácio Gomes de Oliveira Neto, e a entrega das Cartas Náuticas pela Armada Nacional do Uruguai. A partir das 16h45, ocorre o diálogo político regional, com mesa-redonda com a presença de autoridades políticas brasileiras e uruguaias.

A atividade será realizada no Salão de Atos (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro) e terá transmissão ao vivo pelo canal da UFRGS TV no YouTube.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000