Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS sedia nova edição do Simpósio de Avaliação da Educação Superior

UFRGS sedia nova edição do Simpósio de Avaliação da Educação Superior

AVALIES segue até sexta-feira no Campus Centro da Universidade
31/08/2016 17:54

Galeria de Imagens

Foi aberta oficialmente nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, a segunda edição do Simpósio de Avaliação da Educação Superior (AVALIES). Assim como na primeira vez em que foi realizado, a UFRGS recebe e organiza o evento que reúne pesquisadores e técnicos que atuam em instituições de ensino superior de vários estados do país. Em 2016, o AVALIES conta, também, com representantes da Argentina e do Uruguai.

A mesa de abertura reuniu o vice-reitor Rui Oppermann, o secretário de Avaliação Institucional (SAI) e coordenador geral do Evento Daltro Nunes, a vice-secretária da SAI Cláudia Medianeira Rodrigues, além dos docentes Denise Leite e Lívio Amaral, integrantes do Comitê Diretivo do AVALIES. Oppermann ressaltou o compromisso histórico da UFRGS no processo de avaliação, por meio de diversos grupos de pesquisa na área e dos processos internos.

Daltro Nunes realizou a acolhida dos participantes e destacou o progressivo espaço dos processos de aperfeiçoamento da avaliação nas universidades, mas ressalvou que ainda falta uma cultura disseminada e uma verdadeira motivação para os processos avaliativos. “O setor produtivo se utiliza muito bem dessas técnicas para melhorar seus produtos e processo”, reforçou.

Após a mesa de abertura, a atual presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) Maria Inês Fini realizou a conferência “Avaliação da Educação Superior Brasileira: contextos, desafios e perspectivas”, na qual destacou a importância de se aliar avaliação processual e formação aos processos de avaliação em larga escala.

Três dias de atividades

Até sexta-feira, dia 2 de setembro, os participantes poderão debater em painéis, participar de palestras e conferir a apresentações de trabalhos. Nesta edição, foram recebidas 22 propostas para apresentação oral e outras 27 para a exibição em pôster. O evento recebeu 228 inscrições e as definições dos locais de realização nos próximos dois anos serão realizadas até o fim deste encontro.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000