Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS tem ampla programação no Dia C da Ciência

UFRGS tem ampla programação no Dia C da Ciência

Dia 25 de outubro será marcado por atividades em todo o Brasil que reforçam o papel da Ciência na sociedade
24/10/2017 16:57

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano tem como data central o Dia C da Ciência, 25 de outubro. Iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), a ação pretende mostrar à sociedade importância das pesquisas e como elas influenciam o cotidiano de todo cidadão.

O Dia C procura fazer a conscientização e obter o apoio da sociedade, fatores decisivos, para a sobrevivência do ensino superior gratuito e de qualidade, bem como a manutenção do financiamento público no Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A UFRGS participa do Dia C com várias atividades na Esquina da Ciência, Esquina do Universo e unidades acadêmicas.  As ações ocorrem em todas as regiões do país, sendo que 21 cidades do RS recebem eventos do Dia C. As atividades são abertas ao público e ocorrem em escolas, museus, praças e espaços institucionais. Mais informações estão no site do Dia C da Ciência.

Programação da UFRGS em Porto Alegre

Esquina da Ciência (das 11h às 16h, no cruzamento da Av. Osvaldo Aranha com a Rua Sarmento Leite) - Parceria com a Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e o Complexo Hospitalar Santa Casa.

- Espaço com telão e cadeiras onde serão exibidos vídeos com depoimentos de cientistas das instituições participantes. Estão confirmados: Alessandro Comarú Pasqualotto (A Importância da pesquisa em doenças Infecto-Contagiosas); Paulo Ricardo Gazzola Zen e Rafael Fabiano Machado Rosa (Pesquisa em Genética Clinica - Identificação de uma nova síndrome); Themis Revebel da Silveira (Contribuição do Hospital da Criança Santo Antônio para a Ciência); Valdeni Terezinha Zani  (Saberes e Sabores da Gastronomia na alimentação escolar); Alberto Rasia Filho  (Ciência é Importante);  Carlos Rieder, Arlete Hilbig e Aline Pagnussat  (Importância da Ciência na Doença de Parkinson) e Pedro Dal Lago, com A Ciência e Futuro do Brasil.

- Atividades de robótica em frente ao Prédio da Engenharia Elétrica

Esquina do Universo – (manhã e tarde – no Planetário, cruzamento da Av. Ipiranga com a Rua Ramiro Barcelos).

- Mostra de experimentos didáticos de astronomia. Rotação e revolução da Terra, estações do ano, fases da Lua, eclipses, movimento aparente do Sol. Local: Manhã e tarde.

- Passeio pelo sistema solar em escala. Apresentação dos planetas e do Sol, em escala de distância e tamanho; caracterização das propriedades do sistema solar. Manhã e tarde.

- Em casa, no universo. Apresentação da exposição montada para celebrar o Ano Internacional da Astronomia, em 2009, focada em diferentes tópicos de Astronomia. Manhã e tarde.

- Fontes de energia. Apresentação da exposição que disseca variados tipos e fontes de energia na Natureza. Manhã e tarde.

- Observação do céu diurno. Observação das manchas solares e visualização de instrumentos. Manhã e tarde.

- Jogo da sustentabilidade socioambiental. Organizado pelo projeto Meninas nas Ciência do Instituto de Física da UFRGS, trata-se de um jogo cooperativo que trata de problemas reais do nosso planeta, que traz nas cartas informações relacionadas à determinadas crises e algumas possíveis soluções à elas. O jogo procura despertar nos participantes aspectos de cooperação e solidariedade com o tema da sustentabilidade socioambiental a qual pressupõe o respeito à dignidade humana e à diversidade cultural, justiça social com distribuição equitativa de custos e benefícios; uma economia que custeia a vida adequadamente e que se utiliza dos recursos naturais de maneira consciente e sustentável. Das 10h-12h e das 15h-17h.

- Projeção do céu na cúpula do Planetário. Discussão de aspectos do céu da estação na cúpula do planetário. Duas sessões: às 11h30 e às 16h30.

Observatório Astronômico - Observação do céu noturno e visita guiada ao prédio histórico.  Observação com telescópio de planetas, aglomerados de estrelas e outros objetos visíveis. Local: Observatório Astronômico da UFRGS (Campus Centro), das 14h às 18h (visita guiada ao prédio histórico) e das 19h30 às 22h (observação do céu).

Conversas ao pé do físico - Palestra “Contando um caso ou um caos? O caso de relações de afinidade no batimento cardíaco”, ministrada pelos pesquisadores Thomaz Braun e Flavio Depaoli. Local: Livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas, 19h30min. Como ingresso, solicitamos a doação de 1 kg de alimento não perecível que será distribuído às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS.

Escola de Enfermagem - Anfiteatro da Escola (Rua São Manoel, 963 – Prédio 21.103 – Campus Saúde).

- Mesa-Redonda “A diversidade da ciência produzida e compartilhada pela Escola de Enfermagem e seu impacto no cotidiano da comunidade”, com a participação de Miriam de Abreu Almeida – Coordenadora PPG em Enfermagem da UFRGS e Stela Nazareth Meneghel – Coordenadora do PPG em Saúde Coletiva. A mediação será da professora Karina  Azzolin.

- “A ciência faz toda diferença? A importância de suas pesquisas no cotidiano dos cidadãos”, com Caren de Oliveira Riboldi e Vilma Constancia Fioravante dos Santos, doutorandas do PPGEnf, Rafaela Ornell, graduanda do curso de enfermagem e bolsista IC e Isabela Garcia dos Santos, graduanda em Saúde Coletiva e Bolsista IC/CNPQ.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000