Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS tem cinco pesquisas aprovadas em editais emergenciais covid-19 da CAPES

UFRGS tem cinco pesquisas aprovadas em editais emergenciais covid-19 da CAPES

Financiamentos fazem parte do Programa de Combate a Epidemias da fundação. Universidade está entre as instituições com mais projetos selecionados
29/06/2020 09:44

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) tem cinco pesquisas aprovadas para financiamento no âmbito do Programa de Combate a Epidemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que reúne ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de recursos humanos para o enfrentamento da covid-19 e aos estudos de temas relacionados a endemias e pandemias nos programas de pós-graduação. Foram três editais com resultados divulgados recentemente. A Capes selecionou 92 projetos de todo o país, entre pesquisas de enfrentamento da pandemia e de prevenção e combate a novos surtos. As instituições com mais propostas aprovadas foram: Universidade de São Paulo, com 15 projetos; Universidade Federal de Minas Gerais, com 9; Unicamp, 6; além de UFRGS e Universidade Federal do Rio de Janeiro, com 5 projetos cada uma.

No edital específico “Prevenção e combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias”, o pesquisador do Programa de Pós-Graduação (PPG) Ciências em Gastroenterologia e Hepatologia e do PPG Genética e Biologia Molecular José Artur Bogo Chies receberá financiamento para a pesquisa Rede gaúcha de vigilância de patógenos emergentes. Já no edital “Fármacos e imunologia”, duas pesquisas foram contempladas: Avaliação do processo inflamatório e da função mitocondrial em isquemia e hemorragia intracerebral experimentais por SARS-CoV-2: correlações neurais e clínicas, de Carlos Alexandre Netto, dos PPGs Ciências Biológicas: Fisiologia, Ciências Biológicas: Neurociências e Ciências Biológicas: Bioquímica; e  Estratégia etnofarmacológica no manejo de infecções respiratórias virais, como na covid-19: eficácia e segurança, de Ionara Rodrigues Siqueira, dos PPGs Ciências Biológicas: Farmacologia e Terapêutica e Ciências Biológicas: Fisiologia.

De acordo com Ionara, o ensaio clínico vai avaliar o efeito de uma planta em pacientes com suspeita de covid-19. Esta planta é usada popularmente no tratamento de infecções respiratórias virais, e há relatos na literatura sobre a atividade antiviral e imunomodulatória em ensaios pré-clínicos. “As duas principais metas são avaliar os desfechos clínicos/sintomas da covid-19 (ou infecção respiratória induzida por outros tipos de vírus), como febre e tosse, e outros desfechos clínicos, como a necessidade de internação, e formar recursos humanos com visão interdisciplinar”, explica ela.

Num terceiro edital, “Telemedicina e análise de dados médicos”, dois estudos foram selecionados. A pesquisa Plataforma interativa para avaliação de risco de depressão e ansiedade em crianças durante e pós quarentena pela pandemia da covid-19 é conduzida por Diogo Onofre Gomes de Souza, do Programa de Pós-Graduação (PPG) Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, do PPG Psiquiatria e Ciências do Comportamento e do PPG Ciências Biológicas: Bioquímica. A outra pesquisa selecionada intitula-se Uso de soluções digitais e plataforma on-line para assistência de saúde na Era Covid-19 e é desenvolvida por Maria Paz Loayza Hidalgo, do PPG Psiquiatria e Ciências do Comportamento.

Para Celso Giannetti Loureiro Chaves, pró-reitor de Pós-Graduação, a participação da UFRGS nos três editais emergenciais lançados pela Capes nos últimos dois meses mostra que a Universidade tem capacidade de responder a demandas científicas e sociais que necessitam de respostas urgentes. “Mais uma vez, a pós-graduação da UFRGS demonstra seu comprometimento com a solução de problemas, mesmo aqueles que se apresentam como desafios impensáveis há poucos meses. A UFRGS é a universidade gaúcha com mais projetos aprovados dentre as outras cinco universidades contempladas”, salienta ele.

Confira os resultados dos editais:

Edital nº 9/2020 – Epidemias

Edital nº 11/2020 – Fármacos e Imunologia

Edital nº 12/2020 – Telemedicina e Análise de Dados Médicos

 

Instituições com mais pesquisas selecionadas:

1. Universidade de São Paulo, 15

2. Universidade Federal de Minas Gerais, 9

3. Universidade Estadual de Campinas, 6

4=. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 5

4=. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 5

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000