Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS TV conversa com estudantes sobre o encerramento do semestre

UFRGS TV conversa com estudantes sobre o encerramento do semestre

Reportagem completa pode ser assistida pelo canal do YouTube
18/05/2022 14:48

Para marcar o encerramento do semestre 2021/2, que oficialmente termina hoje, a UFRGS TV conversou com alguns estudantes, para saber como foi esse período letivo, durante o qual houve uma transição entre o modelo de ensino remotas e a rotina de atividades presenciais.

João Carlos Falcão, do curso de Publicidade e Propaganda, destacou que fez apenas uma disciplina presencial, mas que foi muito significativa: “Para mim, pelo menos, no ensino remoto falta alguma coisa. Falta aquela interação com os teus colegas. Por exemplo, se for fazer um trabalho em grupo, falta aquele momento em que vocês sentam juntos e conversam”.

Aline Daniel, aluna da Biomedicina, comenta como foi encontrar pessoalmente os colegas com quem interagia de modo online: “Eu tenho aula presencial uma ou duas vezes na semana, então consigo vir sempre. Mas eu queria todo dia mesmo. Eu comecei totalmente na pandemia, então a minha turma eu conheci só pelo Meet, e vê-los pessoalmente foi uma coisa nova e legal, porque a gente se dava bem pelo grupo do WhatsApp e continua se dando bem agora no presencial”.

Estudantes do Campus Litoral Norte destacaram a importância que algumas atividades de campo tiveram para que eles retomassem o contato com os colegas: “Agora, com o trabalho de campo, que não deixa de ser uma aula, a gente consegue retomar. É uma presencialidade bem dinâmica, para vários lugares do estado, e até outros países. É uma retomada em que demoramos um pouco a alcançar o ritmo, mas que é muito enriquecedora em nossa formação”, revela Isaac Goulart da Silva, do curso de Geografia.

Já Cristian Gabrielli, que estuda Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, também no Campus Litoral, destaca que, muitas vezes, teve a impressão de não estar aprendendo muita coisa com o Ensino Remoto, mas que essa sensação mudou quando reencontrou os colegas: “Quando eu cheguei na saída de campo, que foi a única atividade presidencial que tivemos nesse semestre, conversando com meus colegas, vi que todo mundo estava no mesmo barco”.

 

Assista a matéria:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000