Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS TV produz programa sobre Educação Escolar Quilombola

UFRGS TV produz programa sobre Educação Escolar Quilombola

O programa Multiponto fala sobre o projeto Zumbi-Dandara dos Palmares, uma pesquisa-ação colaborativa que mapeou a situação da educação escolar quilombola no Rio Grande do Sul e no Brasil
13/05/2022 16:18

A UFRGS TV, tendo em vista o dia 13 de maio, quando se completam 134 anos da Abolição da Escravatura, exibe o programa Multiponto sobre o projeto Zumbi-Dandara dos Palmares, uma pesquisa-ação colaborativa que mapeou a situação da educação escolar quilombola no Rio Grande do Sul e no Brasil, interligando a Universidade com movimentos sociais, escolas e comunidades.

O professor Alan Alves Brito, do Instituto de Física da UFRGS, idealizador do projeto, explica que a iniciativa surgiu de um sonho antigo de trabalhar educação escolar quilombola pela perspectiva das ciências da natureza. Ao procurar materiais e dados sobre o tema, nada foi encontrado, o que o motivou a participar de um edital lançado pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), em função do qual procurou parcerias na Universidade: “resolvi convidar colegas da Faculdade de Educação, do DEDS, do próprio Instituto de Física, da História, da Geografia, contatei movimentos sociais e algumas escolas em comunidades quilombolas”.

Um dos parceiros do projeto é o Quilombo Morada da Paz, em Triunfo, onde fica uma CoMKola, como seus integrantes se referem às escolas situadas nessas comunidades: “Comkola é a Escola, neste momento é o espaço educativo. Epé Layiê em Iorubá significa Terra Viva. (…) A gente quer que as nossas crianças possam estar dentro do nosso território, aprendendo do nosso jeito. A Comunidade Quilombola Morada da Paz tem um jeito de ser e de viver, então nós somos regidos pelas divindades”, explica Mako'Yile Yabace Compaz, anciã e co-fundadora do quilombo.

Além de membros de comunidades quilombolas, o programa conversou com estudantes e professores de escolas públicas que participam do projeto, como a adolescente Thayla Lorenzoni, que destaca o quanto foi marcante uma experiência que teve ao conhecer uma comunidade quilombola: “Eu vou levar os pensamentos, a forma de pensar e a paz que eles carregam. Eles carregam muita tranquilidade em tudo o que eles vão fazer. Eu estava sempre carregada de coisas e acabava fazendo tudo de um jeito agressivo, e agora eu penso que eu posso lidar com isso de outra forma”.

Confira o vídeo Educação Escolar Quilombola - Multiponto:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000