Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UniTV premia destaques de 2015

UniTV premia destaques de 2015

Grupo Tchê e professor Pedro Fonseca foram os homenageados do ano
10/12/2015 16:26

Galeria de imagens

Na tarde desta quinta-feira, 10, no Salão Nobre do Gabinete do Reitor, a comunidade acadêmica se reuniu para prestigiar a entrega da distinção Destaque UNITV. Os homenageados do ano de 2015 foram o grupo Tchê UFRGS, na categoria de projeto, e o professor Pedro Fonseca, por mérito científico. Eles receberam das mãos do reitor e do vice-reitor as placas de reconhecimento, como forma de agradecimento às contribuições realizadas no ambiente universitário. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da TV Carlos Alberto Carvalho, e contou com a presença do reitor Carlos Alexandre Netto, do vice-reitor Rui Vicente Oppermann e do presidente do Conselho Gestor da UNITV André Luis Prytoluk.

Completando 10 anos em 2015, o Grupo de Danças Tradicionais Gaúchas, projeto de extensão da UFRGS, propaga a cultura do patrimônio histórico-cultural do Rio Grande do Sul nacional e internacionalmente. Tem como objetivo promover e transmitir as práticas, representações e expressões desses costumes, identificadas por sua comunidade como veículo de salvaguarda de uma herança imaterial. A placa foi recebida pela docente da Esefid Maria Luisa Oliveira, coordenadora do grupo, que agradeceu o reconhecimento e destacou o quanto é importante o incentivo que a UFRGS presta às atividades do projeto. “Receber o prêmio ao completar 10 anos de atuação tem um significado muito especial para a equipe, pois reforça a participação do Tchê na promoção da cultura gaúcha”, completou.

O professor Pedro Fonseca, atualmente presidente do Centro de Estudos de Governo da Universidade, o CEGOV, tem graduação, mestrado e doutorado em Economia, sendo amplamente reconhecido por seus estudos sobre política e economia na Era Vargas. Ao receber a distinção, dedicou a todos os pesquisadores das áreas de humanidades e de ciências sociais aplicadas, campos que em geral não são contemplados em premiações de destaque científico. Além disso, relembrou a relação que tem com a UFRGS desde os 15 anos de idade, quando ingressou na antiga Escola Técnica para cursar o Ensino Médio.

A cerimônia foi acompanhada por membros da Administração Central, familiares dos homenageados, estudantes, servidores técnico administrativos.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000