Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Universidade faz chamamento para ocupação de vagas remanescentes de 2018/1

Universidade faz chamamento para ocupação de vagas remanescentes de 2018/1

Editais atendem à recomendação do Ministério Público Federal para ampliar ao máximo o aproveitamento de vagas não ocupadas no primeiro semestre
12/07/2018 19:00

Estão publicados na página da Pró-Reitoria de Graduação dois editais de chamamento para ocupação de vagas remanescentes de 2018/1 do Vestibular (Edital nº 13/2018) e do SiSU (Edital nº 11/2018). Os candidatos chamados devem enviar pelo Portal do Candidato os documentos exigidos, conforme a modalidade de classificação, a partir das 10h desta sexta-feira, 13 de julho, até as 23h59min do dia 18 de julho. Estará apto à matrícula presencial de calouros o candidato que tiver sido homologado em todas as etapas de análise, conforme a modalidade de ingresso para a qual foi classificado. As orientações para a matrícula estão disponíveis nos editais.

Este chamamento atende à recomendação do Ministério Público Federal para que a UFRGS envide esforços para o preenchimento de vagas destinadas ao SiSU/UFRGS 2018/1. A Universidade considerou a possibilidade de ampliar ao máximo o aproveitamento destas vagas, e com base na disponibilidade informada pelos respectivos cursos, levando em conta as condições físicas, técnicas e de segurança, está chamando candidatos do SiSU e do Vestibular com vistas ao ingresso no 2º semestre de 2018.

As informações a seguir, no formato de perguntas e respostas, visam esclarecer eventuais dúvidas dos candidatos. Recomenda-se, primeiramente, ler atentamente o edital.

Por que as vagas do meu curso não foram chamadas?

Foram chamados candidatos para vagas remanescentes de 2018/1 de cursos em que havia disponibilidade para receber ingressantes no segundo semestre, considerando as condições físicas, técnicas e de segurança.

Meu curso não tem ingresso no segundo semestre, mas fui chamado. Vou ingressar no segundo semestre?

Sim, alguns cursos com ingresso anual (somente no primeiro semestre) se organizaram para oferecer as atividades de ensino de primeira etapa em 2018/2. Se o candidato consta no chamamento, iniciará o curso em 2018/2.

O que acontece com as vagas que ainda permanecerem sem ocupação?

Conforme regramentos da UFRGS, estas vagas são aproveitadas em outros processos seletivos, como ingresso de diplomado e transferências, entre outros. Não haverá mais chamamentos de vagas remanescentes de 2018/1 para ingresso em 2018/2.

Como ficam as vagas remanescentes de 2018/2?

Para estas vagas, estão previstos novos editais de chamamento a partir da próxima semana.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000