Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Acordo vai promover investimentos em empreendimentos tecnológicos

Acordo vai promover investimentos em empreendimentos tecnológicos

Parceria com a Anjos do Brasil busca facilitar acesso de empresas incubadas na UFRGS a recursos financeiros e de gestão
17/05/2013 12:33

Com o objetivo de facilitar o relacionamento entre empresas incubadas na UFRGS e investidores, foi firmado nesta sexta-feira, 17 de maio, protocolo de cooperação com a Anjos do Brasil. A entidade, sem fins lucrativos, tem o objetivo de fomentar o crescimento do chamado investimento-anjo, que é direcionado a empreendimentos nascentes de base tecnológica (startup).

Por meio dessa parceria, a Anjos do Brasil indicará empreendimentos das incubadoras da Universidade para sua rede de investidores. A UFRGS, por seu lado, poderá encaminhar à entidade jovens empresários que estão em busca de investidores-anjo. A cooperação vai viabilizar ainda a promoção de cursos, seminários e encontros que fomentem o empreendorismo, a inovação e o investimento-anjo.

O reitor, Carlos Alexandre Netto, destacou que a Universidade, ao longo dos anos, tem colaborado para o desenvolvimento do estado por meio de seu conhecimento científico, como na área das ciências agrárias. Salientou que a instituição investe também na criação de produtos de alto valor agregado tecnológico: “Já temos iniciativas nessa área, mas nossos jovens empreendedores precisam de anjos que os conduzam nesse estágio inicial, que os ajudem a pairar sobre as dificuldades do mercado”.

Cooperação

De acordo com Flávio Rech Wagner, Diretor do Parque Científico e Tecnológico, a criação e a consolidação de empresas startup dependem de uma cadeia bem articulada de atores - universidades que geram conhecimento, incubadoras, políticas públicas, investidores. O acordo firmado fecha um elo importante nessa cadeia, daí sua importância para o Parque Científico e Tecnológico e para a rede de incubadoras tecnológicas da UFRGS.

A parceria, salienta, é também de grande interesse para a SEDETEC - que tem o fomento ao empreendedorismo entre suas missões principais - pois a Anjos do Brasil cumpre um papel imprescindível no processo que permite o sucesso da cultura do empreendedorismo na Universidade.

O reconhecido capital intelectual da Universidade é o que torna o convênio fundamental, na avaliação do representante da Anjos do Brasil, Mark Woodhead. Ele afirmou que o objetivo principal é aliar o conhecimento técnico e tecnológico da instituição com os recursos e a gestão de negócios viabilizados pela entidade.

Também esteve presente a Secretária de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC) Raquel Mauler.

Investidor-anjo

O investidor-anjo é um profissional que, além de fornecer os recursos financeiros necessários à criação de novas empresas, colabora com seu conhecimento, experiência e relacionamento, de forma a aumentar as chances de sucesso do negócio. Em contrapartida, pode ser remunerado com uma porcentagem do capital do empreendimento, ou recebendo partes do lucro de sua venda para outra corporação maior.

Nos Estados Unidos, o investimento-anjo tem papel essencial para a economia, possuindo alto potencial de impacto na criação de empresas como Apple, Google, Facebook e Fedex.

Saiba mais sobre o assunto no site da Anjos do Brasil.

 

UFRGS Notícias nas redes sociais:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000