Você está aqui: Página Inicial Notícias Universidade lança aplicativo para dispositivos móveis

Universidade lança aplicativo para dispositivos móveis

App “UFRGS mobile” já está disponível para Android e iOS
27/08/2015 17:33

A partir de agora, a comunidade universitária pode acessar notícias, consultar o cardápio dos Restaurantes Universitários e renovar os empréstimos de livros pelo aplicativo UFRGS mobile. A novidade está disponível para usuários de smartphones Android e pode ser baixada pela Play Store: bit.ly/UFRGSmobile. A versão para iOS, sistema operacional utilizado nos aparelhos Apple, também já foi disponibilizada e pode ser obtida no iTunes [informação atualizada].

O lançamento do app UFRGS mobile é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Comunicação Social (Secom) e o Centro de Processamento de Dados (CPD). A ferramenta oferece aos usuários uma experiência mais confortável ao utilizar os serviços da Universidade, já que as informações podem ser acessadas com maior agilidade no aplicativo, se comparado ao navegador do celular. Além disso, as tecnologias empregadas para dispositivos móveis possibilitam a criação de um sistema leve, portanto mais adequado para acesso por conexões 3G.

Nos próximos meses, outras novidades estão sendo pensadas, como um aplicativo de mapas dos campi, que vai auxiliar na localização dos prédios; e outro para o vestibular, com os dados de inscrição e de provas, como densidade, gabaritos e listão. Visando facilitar o trabalho dos professores em sala de aula, está em desenvolvimento um aplicativo de controle de faltas, que o docente poderá usar para registrar a presença dos alunos via celular.

O reitor Carlos Alexandre Netto ressaltou que a Universidade precisa evoluir para se comunicar de forma mais ágil com seus públicos, e uma maneira de fazer isso é por meio das tecnologias de informação. Hubert Ahlert, vice-diretor do CPD, comentou ser muito importante que as instituições estejam sintonizadas com os novos recursos tecnológicos e que possam colocá-los à disposição da comunidade: “É sempre melhor usar aplicativos, pois são feitos especificamente para serem executados nos celulares”, completou.

Para a vice-secretária de Comunicação Édina Rocha, as parcerias foram estratégicas para que a Universidade pudesse entregar um produto de qualidade ao público. “A Secom estava empenhada há muito tempo em criar um aplicativo e o diálogo com o CPD e com o Instituto de Informática foi fundamental para tornar essa ideia possível. O estabelecimento de equipes de trabalho interdisciplinares permitiu à solução final estar à altura da excelência acadêmica da UFRGS”, salientou.

Equipe de trabalho

Atualmente, a equipe que atua no desenvolvimento do aplicativo é formada por oito integrantes: Alan Wink, Bárbara Arena, Theodoro Mota e Thiago Motta, do CPD; e Édina Rocha, Juliana Mota, Laís Alves e Tatiany Lukrafka, da Secom. No entanto, desde a concepção da ferramenta, diversas pessoas colaboraram, às quais a Universidade registra seu agradecimento: o professor Marcelo Pimenta e os estudantes Andrews Medeiros, Clemilson Dias, Daniel Schmidt, Diogo Campos, Eduardo Graebin, Francis Mwanza, Jozeanne Belomo e Rodrigo Freitas, do Instituto de Informática; e Catherina Rosso, Giovana Novello e Giovanni Tagliaro, alunos do curso de Design.

Reunião da equipe com o reitor Carlos Alexandre Netto e com o vice-reitor Rui Vicente Oppermann para apresentar o aplicativo, na tarde de 27 de agosto, no Salão Nobre do Gabinete do Reitor - Foto: Iami Gerbase

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000