Você está aqui: Página Inicial Notícias Universidade recebe representantes do setor de tecnologia da Marinha e do Exército

Universidade recebe representantes do setor de tecnologia da Marinha e do Exército

Atividade, que se estende por hoje à tarde, busca reconhecer áreas de interesse mútuo para estabelecer parcerias entre a UFRGS e a Forças Armadas
07/06/2017 12:01

Galeria de imagens

A UFRGS recebe ao longo do dia de hoje a visita de representantes da Marinha e do Exército. Roberto Pinheiro Klein Júnior e Alexandre Magno Pereira Aguiar, ambos da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha Brasileira, assim como Lenilton Duran Pinto Corrêa, chefe da Seção de Gestão da Propriedade Intelectual da AGITC-EB, foram recebidos pelo reitor Rui Vicente Opperamann, em sessão que teve como objetivo apresentar áreas da Universidade com potencial para projetos de interação.

Conforme apontou o reitor, a UFRGS está construindo uma aproximação com as Forças Armadas, com quem possui interesses e estratégias comuns. Oppermann citou países, como a Noruega e os Estados Unidos, em que a academia e o setor de defesa trabalham em conjunto e afirmou que a UFRGS tem excelência suficiente para ser protagonista no desenvolvimento desse tipo de interação em âmbito nacional. O papel do setor de Defesa no desenvolvimento de ciência e tecnologia em parceria com as Universidades foi enfatizado pelo pró-reitor de Pesquisa Luís da Cunha Lamb.

O comandante Klein disse que a Marinha reconhece nas universidades a presença de grande potencialidade em termos de pesquisas, inovações e geração de patentes e por isso tem interagido cada vez mais com essas instituições. O tenente-coronel Duran relatou a existência de escritórios do Exército em universidades do Rio de Janeiro e indicou que o modelo de aproximação pode ser repetido na UFRGS.

Participaram da reunião o chefe de Gabinete, João Roberto Mello, o vice-pró-reitor de Pesquisa Bruno Cassel, o diretor do Zenit, Marcelo Lubaszewski, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico, José Ribeiro, a vice-diretora da Escola de Engenharia, Carla tem Caten, e a diretora e o vice-diretor do Instituto de Física (IF), Naira Balzaretti e Cristiano Krug, respetivamente. Já os professores Pedro Grande e Paulo Fichtner, ambos do IF, estiveram na reunião para apresentar aspectos de projetos a serem desenvolvidos em parceria com a Marinha.

Na sequência da recepção, ocorreram apresentações da estrutura dos Institutos de Física e de Informática e da Escola de Engenharia. À tarde, a comitiva fará visita às instalações dessas unidades, particularmente ao Lamef, a laboratórios da Informática e ao Laboratório de Implantação Iônica da Física.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000