Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Usuários da rede acadêmica eduroam podem acessar internet do Porto Alegre Livre

Usuários da rede acadêmica eduroam podem acessar internet do Porto Alegre Livre

Acordo assinado na manhã de hoje disponibiliza serviço educational roaming (eduroam) em locais públicos do município
26/09/2014 12:50

Galeria de Imagens

Uma parceria entre UFRGS, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) permite aos usuários oriundos de instituições conveniadas à eduroam (educational roaming) acessar a internet em pontos do Porto Alegre Livre.  A partir do convênio, os usuários, utilizando os logins de suas instituições, podem acessar à rede disponibilizada pela Procempa em 15 locais públicos, como o Gasômetro, Mercado Público e Largo Zumbi dos Palmares.

Porto Alegre é a primeira cidade da América a ter sinal da eduroam em locais públicos. Segundo o presidente da empresa municipal, Mario Luis Teza, a intenção da Procempa é ampliar o serviço para além dos 15 pontos já em funcionamento, tanto para locais abertos como repartições.

O convênio foi assinado na manhã desta sexta-feira, dia 26, em cerimônia no Salão Nobre da Universidade e formalizou a parceria que já vem sendo testada desde a Copa do Mundo. Em sua fala o diretor-geral da RNP, rede que gerencia o eduroam no Brasil, Nelson Simões chamou atenção para o pioneirismo de Porto Alegre, como a primeira cidade da América em que a municipalidade disponibiliza os pontos de acesso eduroam. Segundo Simões, nos seis meses de operação em fase de tese, houve uma média mensal de 300 diferentes acessos pelos pontos da Procempa, número que chegou a 30 mil nos dias da Copa do Mundo. Pessoas de instituições gaúchas (UFRGS, PUCRS e UPF), de diferentes estados brasileiros e de várias partes do mundo utilizaram o eduroam nesse período.

O Reitor Carlos Alexandre Netto destacou a mobilidade que a rede eduroam permite. Segundo Neto, a rede está em diálogo com o projeto de internacionalização da Universidade, pois permite aos visitantes e também aos acadêmicos da UFRGS em deslocamento, o acesso facilitado e seguro à internet.

Eduroam – O eduroam é um serviço de acesso à rede sem fio disponível em várias instituições de pesquisa e ensino de todo o mundo. Com esse serviço, estudantes e pesquisadores das instituições participantes podem acessar a Internet via rede WiFi de forma simplificada e segura. O acesso é realizado com as credenciais pessoais na instituição de origem e pode ser feito tanto em seus próprios campi quanto em qualquer outra instituição que esteja integrada ao eduroam. O sistema elimina a necessidade de múltiplas credenciais para cada usuário. Somente uma identidade é necessária em qualquer lugar onde houver pontos de acesso do eduroam.

O serviço eduroam já cobre instituições de mais de 69 países atendendo estudantes em mobilidade e pesquisadores visitantes. A RNP é responsável pela gestão e operação do eduroam no Brasil e já conta com mais de 36 instituições. Alunos em mobilidade são grandes beneficiados desse serviço que abrange universidades estrangeiras (Mapa). A entrada da Procempa na federação para atender espaços públicos, realizada com intermediação da UFRGS, traz a possibilidade dessa comunidade acadêmica internacional acessar WiFi em pontos movimentados de Porto Alegre.

Porto Alegre já disponibiliza sinal eduroam em mais 150 locais e prédios, somando os da UFRGS (132), PUCRS (30) e Procempa (15).

Copa do Mundo - Durante a Copa do Mundo, além de registrar o acesso de usuários de universidades brasileiras, o eduroam foi utilizado por usuários de instituições de 13 países: Alemanha, Reino Unido, Portugal, Espanha, Holanda, França, Áustria, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Itália, Singapura e Suécia.

Com a assinatura desta sexta, a Procempa permanecerá com a responsabilidade da gestão, operação e manutenção dos pontos de acesso participantes do acordo; em contrapartida, a Empresa Municipal terá o encaminhamento de todo o tráfego dos usuários participantes do serviço de rede sem fio eduroam, para a saída de internet da RNP.  A RNP passará a arcar com os custos de acesso à Internet dos usuários e não mais a Procempa. A troca de tráfego entre Procempa e RNP será feita na UFRGS.

Locais do Porto Alegre Livre com sinal eduroam:

Parque Farroupilha - Redenção

Procempa (avenida Ipiranga, 1200)

Praça XV

Departamento Municipal da Habitação (avenida Princesa Isabel, 1115)

Sede das secretarias municipais de Obras e Viação e de Urbanismo (avenida Borges de Medeiros, 2244)

Parque Marinha do Brasil

Departamento de Limpeza Urbana (avenida Azenha, 631)

Mercado Público

Usina do Gasômetro

Secretaria Municipal do Esporte (Parque Marinha do Brasil)

Largo Glênio Peres

Largo dos Açorianos

Praça Isabel, a Católica

Viaduto Dom Pedro I

Praça da Alfândega

Como utilizar - Para utilizar a conexão eduroam, é necessário ter vínculo ativo com as instituições da rede. Na UFRGS, o Centro de Processamento de Dados (CPD) mostra como configurar a conexão WiFi em diferentes sistemas operacionais, na página: http://www.ufrgs.br/cpd/servicos/redes-e-comunicacao/eduroam.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000