Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Vestibular 2018 tem novo chamamento para vagas remanescentes

Vestibular 2018 tem novo chamamento para vagas remanescentes

Selecionados têm entre os dias 9 e 15 de fevereiro para envio de documentação pelo Portal do Candidato
08/02/2018 18:01

Foi divulgada nesta quinta-feira, dia 8, a lista de classificados no 3° chamamento do Concurso Vestibular 2018. São estudantes convocados para o primeiro semestre letivo de 2017.  A lista de chamados está disponível no site da PROGRAD. Esses estudantes têm agora que remeter a documentação necessária, 10h do dia 9 a 23h59 de 15 de fevereiro, feita exclusivamente via Portal do Candidato.

A matrícula presencial para os calouros que tiverem toda a documentação homologada até o dia 22 de fevereiro será, entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março, de acordo com faixa horária que ainda será divulgada. Os candidatos ingressantes pelas modalidades de reservas de vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas também devem se apresentar à Comissão de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial, em data, horário e local que serão divulgados em edital próprio de convocação.

Os calouros precisam ficar de olho nas etapas da matrícula para não perder a vaga na UFRGS. É necessário prestar muita atenção na documentação obrigatória que precisarão reunir e nas datas e horários para se apresentarem à Universidade. O próximo chamamento está previsto para o dia 16 de fevereiro, a partir das 18h.

Os classificados devem estar atentos aos seguintes procedimentos e prazos, sob pena de perda da vaga:

Envio eletrônico da documentação

Entre 10h do dia 9 a 23h59 de 15 de fevereiro, os estudantes devem enviar toda a documentação obrigatória pelo Portal do Candidato. Devem ser digitalizados documentos originais de boa qualidade, sendo que os arquivos devem ter no máximo 5Mb. As declarações exigidas precisam ser enviadas assinadas. Declarações sem assinatura não serão homologadas.

Todos os documentos necessários para ampla concorrência e para cada modalidade de cotas estão listados no item 9 do Manual do Candidato.

Atenção: o envio da documentação através do Portal do Candidato somente estará concluído após a emissão do comprovante de envio pelo sistema. O candidato que não entregar a documentação no prazo e na forma exigidos perderá a vaga. Na primeira etapa, é responsabilidade do candidato acompanhar o processo de análise dos seus documentos acessando o Portal do Candidato.

Matrícula presencial

Esta etapa é realizada na Comissão de Graduação do curso para o qual o candidato foi classificado e ocorre somente após a homologação de todo o processo de análise da primeira etapa, conforme a modalidade de ingresso.

Os candidatos classificados para ingresso no primeiro semestre que tiverem a análise homologada até 22 de fevereiro devem fazer a matrícula presencial no período de 27 de fevereiro a 1º de março de 2018, em data e faixa horária que serão divulgadas posteriormente.

Os candidatos cuja documentação seja homologada depois dessas datas farão matrícula presencial em outro período, que será informado posteriormente pelo site da UFRGS.

Na matrícula presencial, todos os candidatos devem apresentar os seguintes documentos originais que foram enviados pelo Portal do Candidato:

- Certificado de Conclusão e Histórico Escolar completo do Ensino Médio;

- Documento de Identificação;

- Declaração de ocupação ou não ocupação de outra vaga em curso de graduação de Instituição Pública de Ensino Superior.

Os candidatos classificados para o curso de Educação Física também devem entregar, nesse momento, atestado médico de capacitação física, expedido por médico, com carimbo e assinatura.

 

Autodeclaração étnico-racial

Os candidatos classificados nas modalidades de reservas de vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas (L2, L4, L10 e L14) serão convocados para comparecer perante a Comissão de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial em data, horário e local que serão divulgados em edital próprio de convocação.

Para os candidatos pretos e pardos, a aferição será realizada por meio da constatação de que o estudante é visto socialmente como pertencente ao grupo racial declarado, com base em seu fenótipo. Além de cor da pele, serão consideradas outras características fenotípicas, como tipo de cabelo, formato do nariz e dos lábios. Esse procedimento é silencioso, e não é realizada entrevista com o candidato. No caso dos indígenas, a comprovação da autodeclaração será feita por meio da apresentação de documentação com validação das lideranças da comunidade de origem ou das instituições da área, conforme especificado no item 8.2 do Edital do Concurso Vestibular.

Mais informações podem ser obtidas no edital do Vestibular, no Manual do Candidato, no Portal de ingresso ou pelo e-mail ingresso@ufrgs.br.

Telefones para contatos

Dúvidas sobre documentação acadêmica: 51 3308-4994; 3308-4105

Duvidas sobre documentação socioeconômica: 51 3308-4994; 3308-4800

Coordenadoria de Ações Afirmativas (para dúvidas sobre autodeclaração étnico-racial): 51 3308-4584; 3308-3154; 3308-4582

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000