Administração Central realiza visita institucional ao Comando Militar do Sul
A vice-reitora em exercício da Reitoria da UFRGS, Patricia Pranke, esteve nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, no Comando Militar do Sul (CMS) acompanhada do secretário de Relações Internacionais, Edison Pignaton de Freitas. A visita institucional teve o objetivo de discutir possibilidades de parcerias entre a UFRGS e o CMS, principalmente nas áreas de pesquisa e extensão.
Com o comandante do CMS, general de Exército Valério Stumpf Trindade, e o assessor de Pesquisa, Ciência e Tecnologia do CMS, general de Brigada R/1 Amir Elias Abdalla Kurban, foram tratados assuntos nessas áreas na tentativa de identificar oportunidades para a realização de trabalhos conjuntos.
A respeito de pesquisa, foram abordados estudos em andamento que possibilitam projetos conjuntos nas áreas de modernização de blindados, como a do Leopard 1 A5 BR. Esse modelo de veículo, adquirido da Alemanha, precisa de modernização no sistema computacional e óptico, o que abre a oportunidade para projetos de pesquisa que visem ao desenvolvimento tecnológico e à nacionalização de partes do equipamento. Ainda na área de blindados, foi discutida a importância da aproximação da Universidade com parceiros industriais locais para aproveitamento e aprimoramento das capacidades da base industrial do polo metalmecânico gaúcho em proveito do Exército Brasileiro em diversas áreas, como, por exemplo, em tecnologias de materiais.
Outra área de interesse é a de redes de comando e controle – estratégica para o Exército Brasileiro –, que oportuniza a realização de pesquisas que contribuam para os sistemas computacionais de comando e controle do Exército.
Sobre a extensão, foram debatidas parcerias entre a UFRGS e o Exército visando ao atendimento de demandas e à oportunização de vagas de estágio para estudantes de graduação em diversas áreas, para citar algumas: na área de saúde humana, em sua Policlínica e em seu Hospital Militar; na área das engenharias, no Arsenal de Guerra e no Batalhão de Comunicação; para os estudantes do curso de Veterinária, no Regimento de Cavalaria de Guarda; chegando-se até oportunidades para estudantes de Administração, Direito, Economia e Contabilidade no Batalhão Logístico e no próprio Quartel General.
Na ocasião, também foi discutida a possibilidade de organização de cursos de extensão a serem oferecidos aos soldados em formação básica, como forma de favorecer acesso ao desenvolvimento de habilidades que eles venham a utilizar no mercado de trabalho após o serviço militar obrigatório, agregando valor à formação do cidadão que passa pelo Exército.
Ao final da reunião, os representantes da UFRGS e do CMS reforçaram o interesse no estreitamento das relações entre as instituições, empreendendo-se esforços para que as ideias discutidas transformem-se em ações com resultados concretos em um futuro próximo.