Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Workshop sobre a importância do Muro da Mauá acontece na próxima quarta-feira, dia 14

Workshop sobre a importância do Muro da Mauá acontece na próxima quarta-feira, dia 14

Evento promovido pelo IPH UFRGS, Senge-RS e Comitê Lago Guaíba terá transmissão online gratuita
08/04/2021 10:57

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (IPH), o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba e o Sindicato dos Engenheiros (Senge-RS) promovem na tarde da próxima quarta-feira, dia 14, o workshop “Muro da Mauá: os desafios da integração com a cidade”. O evento tem início às 14h e é gratuito e acessível a todos os interessados através do Facebook e do YouTube do Senge.

O objetivo do workshop é destacar a importância fundamental do muro, erguido nos anos 60, para o complexo e extenso sistema de proteção contra cheias de mais de 60 quilômetros de extensão. As entidades organizadoras entendem que a simples remoção da estrutura em favor da integração do Cais Mauá à paisagem urbana da Capital manteria a cidade absolutamente vulnerável às inundações. Nesse sentido, elas exigem que a questão seja inicialmente tratada pela Engenharia a partir de projetos e visões que priorizem a segurança e não a mera especulação e uso político que envolve a ideia de demolição.

O workshop consiste em dois painéis técnicos. O primeiro, apresentado pelo engenheiro e diretor do IPH, Joel Goldenfum, tem como título “A importância da manutenção do sistema de proteção contra inundações da Região Metropolitana de Porto Alegre”. O segundo painel será conduzido pelo arquiteto Oscar Escher, e tratará da “Integração do Cais Mauá com o aspecto paisagístico da cidade sem prejuízo do grau de proteção contra cheias”.

Confira mais informações e a programação completa do evento em ufrgs.br/iph.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000