Apresentação

A Pesquisa e a produção do saber dela decorrente são tidas como o grande diferencial da formação altamente qualificada de recursos humanos da UFRGS. A transferência do conhecimento de ponta e das premissas da atividade de pesquisa para dentro das salas de aula de graduação ou de pós-graduação permite que se molde um cidadão ou uma cidadã pleno de saber, que saberá aplicá-lo com responsabilidade social, ambiental e ética. Tais paramentos credenciam os recursos humanos formados na UFRGS a mudar o mundo ao seu redor e estabelecer uma sociedade que seja cada vez mais digna, equânime e voltada para o bem estar de todos.

Estar à frente do seu tempo é obrigação de uma universidade de excelência como a UFRGS e esta realização se dá pelo estímulo à criatividade, disciplina científica, mente aberta e flexível para a compreensão da evolução do saber e o impacto que ele tem sobre o próprio ser humano. E estas são as prerrogativas em torno das quais se dá o desenvolvimento da Pesquisa na UFRGS.

A UFRGS conta com mais de 700 grupos de pesquisa registrados, que atuam em pesquisa básica ou aplicada, em todas as áreas do conhecimento. Contando todos envolvidos, incluindo alunos de graduação e pós-graduação, técnicos de laboratório, docentes e visitantes, a UFRGS conta com um conjunto de aproximadamente 14 mil pessoas envolvidas em atividades de pesquisa científica e tecnológica.

A inovação e o desenvolvimento tecnológico são as partes expoentes da construção do saber nas quais a Pesquisa na UFRGS é traduzida em aplicações. É principalmente através delas que há longa data tem acontecido a importante e direta interação da Universidade com a sociedade agora grandemente amplificada pelas ações do Parque Científico e Tecnológico da UFRGS.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000