UNIAFRO Segunda Edição


Igualmente financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a 2ª edição do Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola ofertada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) através do Centro de Formação de Professores (FORPROF-UFRGS) foi realizada entre os meses julho e dezembro de 2014.

Resultado do aprendizado construído na edição anterior, o curso foi organizado de modo a não ser interrompido no período de férias, garantindo assim que os professores-cursistas iniciassem e finalizassem as atividades propostas junto ao mesmo grupo de alunos.

A ampliação do número de vagas ofertadas também se deu a partir da constatação da ampla demanda existente no estado do Rio Grande do Sul: foram ofertadas 250 vagas para professores das redes públicas de ensino do RS, atuantes em turmas da educação básica.

Em razão desta ampliação e da vontade e necessidade de capilarizar as ações, o curso estabeleceu parceria com um município que não possui Polo UAB/UFRGS o qual, na instância de sua Secretaria Municipal de Educação, disponibilizou os espaços necessários e adequados para a realização dos encontros presenciais.

As aulas ocorreram nos Polos de Agudo, Balneário Pinhal, Jaguarão, Mostardas, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, na Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul e o curso encerrou as atividades contando com índice de conclusão de 84,8%.

A concretização do alto índice de concluintes se efetivou a partir de uma série de estratégias, incluindo a metodologia de acompanhamento in loco: coordenadora e supervisora realizaram inúmeras viagens aos municípios a fim de apreenderem as situações reais das escolas nas quais os professores-cursistas, acolhendo as demandas e anseios destes importantes sujeitos, bem como auxiliando na resolução de conflitos. Destacou-se também a já conhecida dedicação e compromisso de todos os membros das demais equipes de realização do curso.