Ciência e Tecnologia / Comunicação / Jornalismo / Mídia / Música / Política / Publicidade / Vídeos / Viés

Tetris x URSS: uma maneira criativa de ensinar História.

 Praticamente todo mundo conhece a famosa música do jogo Tetris, que consiste em agrupar blocos de cores para ganhar pontos e não perder o jogo. Quando cores distintas se acumulam, estes blocos vão avançando para o topo da tela, onde ao encostar significam apenas uma coisa: “Game Over”. Tetris foi criado pelos russos  AlexeyPajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov  em 1984, se tornando grande sucesso. Foi um dos primeiros itens de exportação da União Soviética, chegando até a Hungria onde Robert Stein resolveu comeercializar e criar a sua empresa denominada Andromeda. Posteriormente, Tetris foi então sublicenciado para empresas de jogos eletrônicos como Atari, Sega e Gameboy. Contudo, após muita briga judicial, quem ganhou os direitos autorais do game foi a Nintendo.

Após essa breve contextualização, vamos ao assunto que originou este post: um clipe que circula pelo Youtube desde julho de 2010, denominado “Complete History of The Soviet Union, Arranged To The Melody Of Tetris” (A Hitória Completa da União Soviética, Construída com a Melodia de Tetris), da banda inglesa Pig With The Face Of A Boy, que atualmente conta com 2. 689.779 milhões de visualizações (isso no canal oficial da banda, temos ainda as traduções que não entram nesse número). O mais mágico de tudo é a perfeição como a história contada no vídeo se encaixa com a melodia e constrói uma narrativa completa e inteligente sobre a URSS, o que fecha com chave de ouro pelo fato do jogo ser de produção russa. Sim, o encaixe e a construção são tudo quando estamos falando de Tetris.

No vídeo é contada de maneira criativa e inteligente as mudanças ocorridas na União Soviética, que começam desde antes da primeira Revolução de 1917, que marcou o fim da era Czarista. Seguindo a linha do tempo, a banda conta sobre a implementação do socialismo, o surgimento dos grandes líderes Stalin, Marx e Lenin, a participação da URSS na Segunda Guerra Mundial bem como na Guerra Fria e finaliza contando sobre a abertura da Rússia ao capitalismo feita por Vladimir Putin.  Vale ressaltar que a narrativa histórica é feita o tempo todo do ponto de vista da população, e não do Estado. E é claro, a música tema de Tetris deixa todo o conteúdo ainda mais interessante, pois se integra perfeitamente à letra.

Para viciados em jogos, cultura geek e/ou aficcionados por História como eu, o clipe é uma ótima pedida. Recomendo a todos que vejam e comprovem a excelência da produção clicando no link abaixo:

Complete History Of The Soviet Union, Arranged To The Melody Of Tetris

 

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>