Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias Primeiro Módulo do Curso de Viveirismo Ecológico

Primeiro Módulo do Curso de Viveirismo Ecológico

 

 

O primeiro módulo do Curso de Viveirismo Ecológico foi realizado com sucesso. Aconteceu na Faculdade de Agronomia da UFRGS no dia 02 de setembro. Os vinte inscritos participaram da atividade.

 

A primeira parte do curso foi ministrada pelo biólogo e botânico Martin Grings. Grings falou sobre sobre a identificação e as principais características de espécies chaves para a produção de mudas. No Pomar Agroecológico Experimental do Grupo UVAIA, o biólogo mostrou como fazer coleta de partes das plantas para fazer excicatas, como secar as coletas e sobre a marcação de matrizes. Dentre as espécies observadas no dia, destacaram-se a Canjerana (Cabralea canjerana), o Ingá-ferradura (Inga sessilis), a grandiúva (Trema micrantha) e as Myrtaceas nativas.

 

curso viveirismo - grings

 

Na segunda parte do curso, o agrônomo Gustavo Ayres e os estudantes de graduação em Agronomia Lauren Peternon e Guilherme Abreu, falaram sobre a coleta, o beneficiamento e o armazenamento de sementes. Na atividade, foi passado para o grupo os diferentes tipos de sementes, quais tipos de sementes que podem ser guardadas por mais tempo e quais que perdem a viabilidade se armazenadas por muito tempo.

O próximo módulo acontecerá no dia 23 de setembro.

Ações do documento