PROREXT      


Apresentação

Regimento

Coordenação

Integrantes

Atividades

Legislação

Publicações

Revista

Eventos

Filmes sobre Envelhecimento

Galeria de Imagens

Links

Fale Conosco

Login



   

Eventos

III MOSTRA INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS SOBRE O ENVELHECIMENTO

23 e 24 de novembro de 2016, das 09h às 18hs

Local: Sala II da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Bairro Farroupilha – Porto Alegre)

Este evento é uma promoção do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento da UFRGS com o objetivo de promover a integração entre as diversas unidades da UFRGS que estão trabalhando com a temática do envelhecimento.

O Núcleo é um espaço privilegiado que congrega professores, funcionários técnico-administrativos e alunos de graduação e de pós-graduação das Unidades da UFRGS que desenvolvem atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão, ligadas a temática do envelhecimento. Tem por objetivo a integração, a troca de experiências e a articulação entre as diferentes áreas.

A II Mostra Interdisciplinar de Estudos sobre o Envelhecimento consiste na apresentação e discussão de estudos com esta temática desenvolvidos nos cursos de graduação e pós-graduação e nos projetos de pesquisa e extensão da UFRGS.

A Mostra prevê dois tipos de participação:
a) apresentação de trabalhos: restrita a alunos da UFRGS, matriculados na graduação ou em programas de pós-graduação.
b) ouvinte: aberta aos interessados nesta área de estudo. Não é necessária inscrição prévia.

•Com o objetivo de divulgar os estudos realizados na UFRGS os trabalhos serão publicados em ebook.
•Os certificados serão disponibilizados no portal de serviços da Universidade.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Prazo: 23/10/2016

Email para submissão de trabalho: nucleoenvelhecimento@ufrgs.br
Informações: pelo email ou 3308 5871

 

Temática

Os trabalhos deverão contemplar objetos de estudos relacionados a área do envelhecimento, nas modalidades de ensino, pesquisa e extensão.

Informações Gerais

  • A apresentação dos trabalhos será na forma de comunicação oral.
  • Os autores deverão submeter seus trabalhos no formato de artigo.
  • Os trabalhos deverão apresentar rigor teórico-metodológico conforme indicado nas normas.
  • Os trabalhos inscritos serão avaliados anonimamente por uma Comissão Científica.
  • Os trabalhos serão publicados em ebook com ISBN disponível no repositório da UFRGS.
  • Só serão publicados os trabalhos apresentados na Mostra.

Normas para submissão de trabalhos

Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo único, em formato word, de acordo com as normas a seguir:

 Artigo:

    1- Serão aceitos artigos com no máximo quatro autores.
    2- O texto deverá ser organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.
    3- O artigo deverá ter de 8 a 10 laudas, do título às referências.
    4- O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A4, com margens esquerda e superior de 3 cm, inferior e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Time New Roman, corpo 12, justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5.
    5- As citações de artigos (referências) no texto deverão seguir as normas da ABNT.
    6- Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não serão aceitas na elaboração do artigo.
    7- A nomenclatura científica deverá ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas deverão seguir o Sistema Internacional.
    8- O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas com, no máximo, 20 palavras. Lembre-se que o título do artigo é específico do trabalho.
    9- Após duas linhas (espaços) do Título, deverá aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Time New Roman, corpo 12, centralizados e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas. Fazer chamada com número arábico sobre escrito para cada autor, para indicar a formação e vinculação institucional:curso (graduação/pós-graduação, núcleos, laboratórios, grupos de pesquisa, projeto de extensão) e o endereço eletrônico (e-mail).
    10- A seção Resumo deverá ter no máximo 150 palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas, tabelas, figuras ou quadros e deve ser apresentado em parágrafo único.
    11- Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha que ela, serão incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”.
    12- A seção Introdução deve ser breve e justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.
    13- A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas e contemplar as exigências dos preceitos éticos do estudo.
    14- A seção, Resultados e Discussão, deve conter os dados obtidos, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras, desde que anexados ao corpo do trabalho como imagem(.jpg) A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
    15- As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução e gravadas como imagem (.jpg). Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas. Não será aceita a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.
    16- A seção Conclusões deverá ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais, e com base nos objetivos e resultados do artigo.
    17- Na seção Referências deverão ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética com nome e sobrenome do autor por extenso, seguindo as normas da ABNT.

Copyright © 2011 - Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - PROREXT/UFRGS - Todos os direitos reservados
Rua Felizardo, 750 -Jardim Botânico - Porto Alegre/RS CEP: 90690-200 - Fone: (51) 3308-5271 E-mail: nucleoenvelhecimento@ufrgs.br
Desenvolvido por: Cleber Ramires Machado - Última atualização 16/09/2015