A principal ação da presente Coordenaria, em conformidade com as determinações da Portaria que a instituiu, é realizar o monitoramento da política de ingresso de estudantes por meio de reserva de vagas e encaminhar relatório de avaliação acerca dos resultados do Programa de Ações Afirmativas.

Além disso, em atendimento as demandas e interesses verificados nos últimos anos, as demais ações da CAF, de acordo com as naturezas de demandas são as seguintes:

  1. Atividades Regulares: atendimentos a estudantes, pesquisadores e coletivos; capacitações; reuniões do Conselho Consultivo; atualização diária da página da CAF no Facebook – canal de comunicação com estudantes cotistas e comunidade em geral sobre o Programa; comunicação com canal específico aos estudantes indígenas, etc.
  2. Atividades inseridas no calendário da UFRGS: recepção e acompanhamento de matrícula aos estudantes indígenas ingressantes nos eventos UFRGS Portas Abertas, Salão UFRGS, Escolha de Cursos com Lideranças de Comunidades Indígenas, Novembro Negro.
  3. Atividades de interlocução com parceiros internos da UFRGS: reuniões e demais interações com parceiros como PROREXT (Museu, DEDS, Por Dentro da UFRGS); PRAE; NEAB; COPERSE; PROGESP (INCLUIR, EDUFRGS), etc.
  4. Atividades de interlocução com parceiros externos da UFRGS: atendimento de demandas e interações junto a diferentes órgãos e coletivos como o Conselho Estadual de Povos Indígenas-CEPI, a FUNAI, o INCRA, Coletivos Indígenas, Coletivos de Estudantes, Imprensa, Ministério Público, etc.

Sobre os relatórios anuais: a CAF organiza relatórios a partir de diferentes bases operacionais de setores diversos da instituição. Para tal objetivo, solicita aos setores permissões de acessos temporários visando cumprir temas específicos de seus relatórios anuais.

A coordenadoria não mantém uma base própria permanente de dados.
Consulte os relatórios anuais ou solicite por e-mail reunião com a equipe para temas adicionais.