Informações sobre a equipe da CAF

Coordenadora: Denise Fagundes Jardim

Antropóloga, doutora em Antropologia pelo PPGAS/MN – UFRJ. É professora titular do departamento de Antropologia e integra o corpo docente do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da UFRGS/Porto Alegre. É bolsista Produtividade PQ 2 – CNPq. Realizou estudos pós-doutorais na Universidade Complutense de Madri/Espanha (CNPq) e no Centro de Estudos Sociais em Coimbra (Projeto CAPES/FCT). Dedica-se a pesquisa, extensão e orientação de trabalhos acadêmicos sobre políticas da identidade, fronteiras, a diáspora palestina e a governamentalidade das imigrações contemporâneas. Tem como linhas de pesquisa: Direitos Humanos, cidadania e política, etnicidade e identidade. Organizou as coletâneas “Cartografias da Imigração: interculturalidade e Políticas Públicas” (2007), “Os Árabes e suas Américas” (2008), “Políticas da Diversidade:(In)visibilidades, pluralidade e cidadania em uma perspectiva antropológica” (2013) e “Promessas e Incertezas da Ciência: perspectivas antropológicas sobre saúde, cuidado e controle” (2017). Em 2017 publica o livro “Imigrantes ou Refugiados? Tecnologias de Controle e as Fronteiras” pela Paco Editoral resultado do Projeto CAPES/FCT. É membro eleita para o conselho científico da Associação Brasileira de Antropologia.
Maiores Informações: http://denisejardim.wixsite.com/antropologa

Vice-Coordenador:  Edilson Nabarro

Atualmente é Vice Coordenador na CAF e Diretor do Departamento dos Programas de Acesso e Permanência (DPAP) . Doutorando no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (UFRGS), concluiu o programa de Mestrado em Economia Profissional (PPGE-UFRGS, 2015) com a pesquisa sobre análise do acesso à educação para a promoção do desenvolvimento humano e redução das desigualdades raciais. Especialista em Gestão Universitária (PPGA/UFRGS, 1997) e também Sociologia Rural (IEPE/UFRGS, 1984).
Ativista do movimento negro, com ênfase nas áreas de construção de identidade racial e políticas públicas de promoção da igualdade racial. Atuou nas áreas de assessoria administrativa, gestão de pessoas e assistência estudantil.

Equipe técnica:

Karen Bruck
Socióloga, mestre em Saúde Pública pela Fiocuz (2005-2007). Trabalhou no Programa Nacional de DST e Aids, do Ministério da Saúde, na Coordenação Estadual de Aids do Rio Grande do Sul, entre outros. Especialista em Sociologia do Conhecimento (UFRGS/1988 – 1992) e Monitoramento e Avaliação e Mestrado em Saúde Pública (FIOCRUZ/2004 – 2005). Tem experiência na área Políticas Públicas, principalmente nos seguintes temas: planejamento, monitoramento e avaliação, financiamento e sustentabilidade. Atuou no desenvolvimento de programas sociais e implementação de trabalho em rede com organizações da sociedade civil. 

Michele Doebber
Técnica em Assuntos Educacionais, atua junto à Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas da UFRGS. Foi membro da Comissão ad hoc de Avaliação do Programa de Ações Afirmativas (2010-2012) e colaboradora da Comissão de Acompanhamento dos Alunos do Programa de Ações Afirmativas da UFRGS (2009-2012). Trabalha especialmente no acompanhamento pedagógico dos estudantes indígenas que ingressam na UFRGS por meio de processo seletivo específico, entre outras atividades. Doutora em Educação dedicou-se ao tema da presença indígena no Ensino Superior. No mestrado, concluiu na linha dos Estudos Culturais em Educação, tendo como tema de pesquisa as políticas afirmativas na universidade, o ingresso e permanência de estudantes cotistas negros.

Fernanda Nogueira
Técnica em Assuntos Educacionais, atua na Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas, desenvolvendo atividades de gestão, formação, planejamento e avaliação. Doutoranda na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2017), mestre em Educação pela PUCRS (2015) pesquisou Políticas de Ingresso Étnico-Raciais na Educação Superior Federal nacional (Cotas Raciais; Curso de Medicina na UFRGS). Especialista em Orientação Educacional e Gestão (2009). Graduada em Pedagogia (2008). (Em licença para qualificação)

Hodo Figueiredo
Técnico em Assuntos Educacionais, também atua nas Comissões de Ingresso, Permanente e Especial de Verificação da Autodeclaração Étnico – Racial dos Estudantes de Graduação e na Comissão Recursal de Verificação da Autodeclaração Étnico – Racial dos concursos para servidores/docentes da Universidade. Mestrando em Educação, na a linha de pesquisa política e gestão de processos educacionais. Especialista na área da saúde pela Universidade Gama Filho (2001-2002). Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998-2002), tendo atuado como professor de Educação Física em escolas do Município e do Estado de Porto Alegre e preparador físico de equipes desportivas.

Gabriela Rabello
Assistente em Administração. Atua na Comissão Permanente de Verificação da Autodeclaração Étnico-Racial (CPVA/UFRGS). Membro representante de servidores técnicos no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/UFRGS). Graduanda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, orientando a sua formação para área de gestão e desenvolvimento social.

Equipe Bolsistas:

  • Mauricio Silveira Cardoso – Graduando em Engenharia de Produção;
  • Josiane Abreu de Moraes – Graduanda em Engenharia Elétrica;
  • Claudia Lobato Amorim – Graduanda em Letras / Francês;
  • Deivide Figuero de Almeida – Graduando em Direito;
  • Ivanilde da Silva – Graduanda em Pedagogia;