foto1
foto1
foto1
foto1
foto1
Setor de Transportes - Grupo Frota


Agenda

Agenda Faculdade de Agronomia

Fagro Notícias

Notícias da Faculdade de Agronomia

Guia Telefônico

Guia Telefônico

Repositório Digital

Repositório Digital

Contador de Visitas

HojeHoje140
OntemOntem406
Esta semanaEsta semana918
Este mêsEste mês9408
TotalTotal170538

 

A história do Setor de Transportes do Grupo Frota da Universidade Federal do Rio Grande do Sul começou em 2000 visando racionalizar, qualificar e crescer com a melhoria da gestão e, ainda, com boas práticas e a busca permanente da eficiência para o setor de veículos das categorias ônibus e micro-ônibus. Permitindo, desta forma, o atendimento das demandas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Com isto, caminhando juntos no desafio de oferecer um transporte com qualidade e procurando responder às demandas da Pesquisa, Extensão e demais atividades acadêmicas e administrativas da UFRGS.

O Grupo Frota está localizado junto a Faculdade de Agronomia, tendo prédio próprio com salas administrativas, sala dos motoristas, sanitários e vestiários, garagem coberta, almoxarifado e rampa para lavagem e lubrificação dos veículos. Inicialmente o Setor de Transportes do Grupo Frota era constituído por sete veículos, que se encontravam distribuídos nas unidades: Faculdade de Agronomia (FAGRO), Faculdade de Veterinária (FAVET), Instituto de Biociências (IBIO), Instituto de Geociências (IGEO) e Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH). Com o passar dos anos, houve expansão e renovação da frota de veículos com a inclusão de outras unidades que manifestaram interesse no modelo de gestão unificada da frota de veículos. As inclusões  referidas são de  veículos das unidades Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO), Faculdade de Odontologia (ODO),  Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ICTA), Instituto de Física (IF) e Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

No que se refere à estrutura administrativa e de veículos, o Grupo Frota (GF) conta com uma coordenação administrativa e operacional, dois assistentes administrativos e quatro motoristas do quadro de técnicos administrativos da UFRGS. Além de dois supervisores de frota, 20 motoristas, duas digitadoras e dois lavadores de veículos, todos terceirizados. Quanto à frota de veículos constitui-se por 37 veículos, sendo nove Ônibus de grande porte (acima de 36 até 47 passageiros); seis ônibus de médio porte (acima de 22 até 28 passageiros); oito Vans (acima de 14 até 17 passageiros); dois micros ônibus 4X4 (14 passageiros); cinco veículos automóveis; cinco veículos Kombi; uma Van Furgão; um Caminhão leve. 

Há dois aspectos importantes a salientar em todo processo de consolidação do Grupo Frota: a) o primeiro é que, após a incorporação das Unidades que compõem o Grupo, todas as decisões de ordem administrativa e financeira são feitas de forma deliberativa e incentivando, sempre, o diálogo entre coordenador do GF e colegiado de diretores (a) das Unidades envolvidas. b) o segundo relaciona-se ao fato que o Grupo Frota conta com a participação da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAN), sendo o órgão responsável pelo orçamento financeiro para aquisições de novos veículos, contrato de manutenção, conservação da frota, assim como manter contratos de motoristas e demais cargos terceirizados. O custo de combustível é o único encargo ao usuário dos serviços do Grupo Frota, de acordo com tabela de valores.

Copyright © 2019 Copyright Faculdade de Agronomia - UFRGS Rights Reserved.