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NGA - Núcleo de Gestão Ambiental


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Em consonância com a atual preocupação e tratamento adequado dos aspectos e impactos ambientais e em atendimento a disposições legais sobre este tema, a UFRGS, a partir de 2005, passou a implementar sua política ambiental, definida como um conjunto de intenções sobre a gestão ambiental, estabelecido por sua Administração Central, da qual decorrem várias medidas e procedimentos de orientação de condutas de gerenciamento, fixando os princípios gerais da Universidade.

            O trabalho iniciou pela nomeação de um Grupo de Trabalho para elaboração e implementação desta política ambiental (Portaria nº 2604 - 17/08/2005), a qual pode ser assim caracterizada: “A UFRGS, por meio de sua Administração Centralizada e da Direção de seus Órgãos, se compromete com a melhoria contínua de seu desempenho ambiental e prevenção da poluição, adotando procedimentos e práticas que visem a prevenção de impactos ambientais negativos, em conformidade com os requisitos legais, gerando alternativas que propiciem a sustentabilidade da comunidade universitária e de toda a sociedade, desenvolvendo uma estratégia de mudança cultural através de uma política pedagógica ambiental”.

            Com os resultados obtidos, em 2007, foi criada a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) (Portaria nº 1227 - 12/04/2007), que é o órgão da UFRGS responsável pela elaboração, implementação e acompanhamento do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da UFRGS (Portaria n° 1461 - 29/04/ 2008). Por definição, este sistema “corresponde a um conjunto de políticas, práticas e procedimentos organizacionais, técnicos e administrativos da UFRGS, que objetiva obter melhor desempenho ambiental, com controle e redução de seus impactos ambientais, pelo desenvolvimento e aplicação de Planos de Ação estruturados dentro de um Planejamento Ambiental, com a utilização de ferramentas de gestão”.

De modo geral, a CGA desenvolve, entre outros, as seguintes ações e programas:

a) coleta e destinação de resíduos;

b) diagnóstico de impactos e aspectos ambientais dos espaços físicos:

c), certificação de espaços físicos;

d) licenciamentos ambientais;

e) capacitação de servidores;

f) educação ambiental;

g) acompanhamento de processos que tenham relação com questões

    ambientais.

            Uma das primeiras ações do grupo precursor da CGA foi o início da qualificação de Agentes Ambientais, atualmente denominados Gestores Ambientais, como responsáveis pela gestão ambiental nas respectivas unidades, em trabalho conjunto com as direções locais. 

            Conforme mostra a Figura 1, o organograma do Sistema de Gestão Ambiental inclui o Fórum Ambiental, composto pelos Agentes Ambientais e pela Coordenadoria de Gestão Ambiental, sendo o espaço destinado à troca de experiências, materiais e informações, bem como à discussão e ao agendamento das diversas atividades referentes à gestão ambiental na UFRGS.

                        

Figura 1 – Organograma do Sistema de Gestão Ambiental da UFRGS.

            Como mencionado anteriormente, os servidores da UFRGS qualificados pela CGA como Gestores Ambientais passam automaticamente a integrar o grupo gestor da política ambiental da UFRGS e a serem responsáveis pela mesma junto às respectivas unidades, em cooperação com as direções. Entretanto, à época em que o trabalho foi iniciado, o grupo de gestores ambientais da Faculdade de Agronomia, então composto por quatro servidores, sentiu-se insuficiente para contemplar, nos prazos determinados, todas as crescentes demandas advindas dos planos de ação da CGA, bem como as questões referentes ao planejamento das ações locais. Tal situação podia ser justificada basicamente em função do número relativamente pequeno de pessoas, aliado às peculiaridades da unidade quanto à área de abrangência; número, diversidade e distribuição de edificações; número de departamentos e setores; vias de acesso e circulação, entre outros aspectos.  

Neste contexto, diante da necessidade de se fortalecer e oficializar as ações no âmbito da unidade, contando com um número maior de pessoas diretamente envolvidas nas tarefas de elaboração, implementação e acompanhamento de um plano de gestão ambiental para as condições específicas da Faculdade de Agronomia  o grupo de gestores ambientais propôs à Direção a criação do Núcleo de Gestão Ambiental (NGA), cuja proposta foi apreciada e aprovada pelo Conselho da Unidade em reunião do dia 05/08/2010 (Ata no. 136/2010).

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