foto1
foto1
foto1
foto1
foto1
Bem-Vindo à Faculdade de Agronomia!


Agenda

Agenda Faculdade de Agronomia

Fagro Tube

Guia Telefônico

Guia Telefônico

Repositório Digital

Repositório Digital

Contador de Visitas

HojeHoje187
OntemOntem212
Esta semanaEsta semana1791
Este mêsEste mês1243
TotalTotal257310

 

A história do Setor de Transportes do Grupo Frota da Universidade Federal do Rio Grande do Sul começou em 2000 visando racionalizar, qualificar e crescer com a melhoria da gestão e, ainda, com boas práticas e a busca permanente da eficiência para o setor de veículos das categorias ônibus e micro-ônibus. Permitindo, desta forma, o atendimento das demandas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Com isto, caminhando juntos no desafio de oferecer um transporte com qualidade e procurando responder às demandas da Pesquisa, Extensão e demais atividades acadêmicas e administrativas da UFRGS.

O Grupo Frota está localizado junto a Faculdade de Agronomia, tendo prédio próprio com salas administrativas, sala dos motoristas, sanitários e vestiários, garagem coberta, almoxarifado e rampa para lavagem e lubrificação dos veículos. Inicialmente o Setor de Transportes do Grupo Frota era constituído por sete veículos, que se encontravam distribuídos nas unidades: Faculdade de Agronomia (FAGRO), Faculdade de Veterinária (FAVET), Instituto de Biociências (IBIO), Instituto de Geociências (IGEO) e Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH). Com o passar dos anos, houve expansão e renovação da frota de veículos com a inclusão de outras unidades que manifestaram interesse no modelo de gestão unificada da frota de veículos. As inclusões  referidas são de  veículos das unidades Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO), Faculdade de Odontologia (ODO),  Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ICTA), Instituto de Física (IF) e Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

No que se refere à estrutura administrativa e de veículos, o Grupo Frota (GF) conta com uma coordenação administrativa e operacional, dois assistentes administrativos e quatro motoristas do quadro de técnicos administrativos da UFRGS. Além de dois supervisores de frota, 20 motoristas, duas digitadoras e dois lavadores de veículos, todos terceirizados. Quanto à frota de veículos constitui-se por 37 veículos, sendo nove Ônibus de grande porte (acima de 36 até 47 passageiros); seis ônibus de médio porte (acima de 22 até 28 passageiros); oito Vans (acima de 14 até 17 passageiros); dois micros ônibus 4X4 (14 passageiros); cinco veículos automóveis; cinco veículos Kombi; uma Van Furgão; um Caminhão leve. 

Há dois aspectos importantes a salientar em todo processo de consolidação do Grupo Frota: a) o primeiro é que, após a incorporação das Unidades que compõem o Grupo, todas as decisões de ordem administrativa e financeira são feitas de forma deliberativa e incentivando, sempre, o diálogo entre coordenador do GF e colegiado de diretores (a) das Unidades envolvidas. b) o segundo relaciona-se ao fato que o Grupo Frota conta com a participação da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAN), sendo o órgão responsável pelo orçamento financeiro para aquisições de novos veículos, contrato de manutenção, conservação da frota, assim como manter contratos de motoristas e demais cargos terceirizados. O custo de combustível é o único encargo ao usuário dos serviços do Grupo Frota, de acordo com tabela de valores.

Copyright © 2020 Copyright Faculdade de Agronomia - UFRGS Rights Reserved.