foto1
foto1
foto1
foto1
foto1
Bem-Vindo à Faculdade de Agronomia!


Fagro Tube

Guia Telefônico

Guia Telefônico

Repositório Digital

Repositório Digital

História do laboratório de Substrato para Plantas e objetivos:

O Laboratório é pioneiro no Brasil em análises físicas e químicas de substrato para plantas. Serviu de base para o desenvolvimento do setor com trabalhos de ensino, pesquisa e extensão.

A sua história começa com a Profa. Atelene Normann Kampf e seu retorno do doutorado onde foram desenvolvidos trabalhos nesta área. A primeira amostra registrada para análise foi no ano de 1995, mas os trabalhos com esta temática começaram bem antes. A primeira dissertação, com registro na biblioteca virtural da UFRGS, foi defendida em 1990 (Belle, Soeni. Uso da turfa "lagoa dos patos" (Viamão/RS) como substrato horticola. 1990. xiv, 143 f. : il.) e os primeiros trabalhos publicados em eventos foram no Congresso Florestal Estadual em Nova Prata/RS em 1988 (exemplo: Bordas, Jean Marc Campos. Características físicas e químicas de substratos comerciais. In: Congresso Florestal Estadual (6. : 1988 : Nova Prata). Anais. Nova Prata : [S.N.], 1988. Vol. 1, p. 427-435 : il.).

A partir de então vários professores da Faculdade de Agronomia começaram e continuam seus trabalhos na área com as temáticas de horticultura (floricultura, olericultura, fruticultura, medicinais e aromáticas) e recursos florestais. O laboratório teve a fundação e coordenação da Profa. Atelene, posteriormente a coordenação do Prof. Paulo Vitor Dutra de Souza e recentemente do Prof. Gilmar Schafer, junto com a equipe formada pelos Profs. Paulo Vitor e Claudimar Sidnei Fior.

O objetivo principal do Laboratório é o ensino e pesquisa, onde realizam-se aulas para alunos de graduação e pós graduação e trabalhos de pesquisas nas mais diversas áreas. Também tem forte atuação em extensão com cursos e acessoramentos na área, bem como a realização de análises físicas e químicas para público externo.

Conceito de Substrato para Plantas.

Substrato para plantas é todo material poroso, usado puro ou em mistura, que, colocado em um recipiente, proporciona ancoragem e suficientes níveis de água e oxigênio para um ótimo desenvolvimento das plantas (Vence, 2008).

 

Marco legal substrato (2004): substrato para plantas: produto usado como meio de crescimento de plantas.

 

Funções do substrato para plantas

 

  • Reter água de modo que esteja disponível para as plantas;
  • Proporcionar uma adequada troca de gases, especialmente oxigênio;
  • Fornecer ancoragem e sustentação para a planta;
  • Servir de reservatório para os nutrientes.

 

O Laboratório de Substratos presta serviços a comunidade em análises físicas e químicas de substratos.

As análises são realizadas, conforme a Instrução Normativa nº 14, de 15 de dezembro de 2004 do Ministério da Agricultura, que estabelece: "Definições e normas sobre as especificações e as garantias, as tolerâncias, o registro, a embalagem e a rotulagem dos substratos para plantas", juntamente com seus anexos e complementos (IN SDA Nº 17, de 21 de maio de  2007 e IN SDA Nº 31 , de 23 de outubro de 2008).

 

As análises realizadas são as seguintes:

  • Densidade em base úmida;
  • Densidade em base seca;
  • Matéria seca;
  • Porosidade total;
  • Espaço de aeração;
  • Água facilmente disponível;
  • Água disponível;
  • Água tamponante;
  • Capacidade de retenção de água a 10, 50 e 100 cm;
  • Potencial hidrogeniônico (pH);
  • Condutividade elétrica;
  • Granulometria.

Consulte a aba Serviços para instrução de envio de amostras.

 

 
Notícia:
 
 
 

O Encontro Nacional sobre Substratos para Plantas ENSub -  é um evento científico e técnico que ocorre desde 1999, reunindo profissionais, acadêmicos, instituições, empresas e Governo, a fim de compartilhar conhecimentos, divulgar novas tecnologias, subsidiar normatização, oportunizar espaços para que empresas e profissionais divulguem seus serviços e produtos, bem como integrar os diferentes elos dessa grande cadeia relacionada à Produção de Plantas em Recipientes.  
No site oficial do ENSub há mais detalhes sobre história do evento, edições anteriores, trabalhos apresentados, bem como informações sobre a próxima edição.

Acesse: www.ensub.com.br

 

 

A Associação Nacional de Substrato para Plantas – ANSub, fundada em 03 de fevereiro de 2021, tem como principal objetivo a promoção e a valorização do insumo "Substrato para Plantas", assim como de seu emprego na produção vegetal, como insumo fundamental no cultivo em recipiente.

Para alcançar seu objetivo, a ANSub busca congregar pessoas e instituições para a promoção e divulgação do conhecimento técnico e científico de todos os aspectos referentes ao uso de Substratos para Plantas, bem como à produção, à comercialização e à legislação pertinentes ao tema.
Acesse: www.ansub.com.br

Copyright © 2021 Copyright Faculdade de Agronomia - UFRGS Rights Reserved.