O grupo de pesquisas Aquam iniciou suas atividades no ano de 2008, com o intuito de desenvolver pesquisas relacionado a reprodução de espécies migradoras nativas, tanto para atender necessidades da produção de pescado, quanto desenvolver modelos aplicados a conservação destas espécies. A partir da grande linha de pesquisa, reprodução espécies migradoras nativas, pesquisas estão sendo desenvolvidas com:
- Gestão de laboratórios de reprodução;
- Repovoamento;
- Resfriamento e criopreservação de sêmen e embriões;
- Protocolos de manejo reprodutivo;
O Aquam, trabalha em conjunto com grupos de pesquisa e instituições nacionais e internacionais.
- Em Conjunto com o Grupo de Pesquisa PeixeGen da Universidade Estadual de Maringá atua no “Programa de Melhoramento do Tambaqui” do projeto AQUABRASIL da EMBRAPA;
- Com o SEBRAE-RO desenvolve o projeto “ Rastreabilidade do tambaqui de Rondônia”;
- Com o Instituto Goio-erê atua em desenvolvimento de projetos para manejo de peixes para Usinas Hidroelétricas;
- Com a Santo Antônio Energia desenvolve o programa de repovoamento para o rio Madeira;
- Junto ao LIRANS da Inglaterra, projetos de criopreservação de embriões de peixes.
A multidisciplinaridade já se tornou uma exigência do grupo, pois sabe que somente através da união dos conhecimentos terá seus resultados reconhecidos e aplicabilidade. Atualmente o grupo conta com Doutorandos, Mestrandos e alunos de graduação, todos bolsistas de Agência de Fomento Nacionais e estadual. Recentemente o Aquam, recebeu um montante de recurso oriundo do FINEP para restauração do laboratório. O projeto do qual possibilitou obter o recurso, esta relacionado com o treinamento, capacitação e ensino de alunos para atuarem junto ao produtor de alevinos em todo o Brasil.