foto30
foto31
foto32
foto33
foto34
Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia


BRASIL  ESPAÑOL  ENGLISH

O Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia oferece formação nos níveis Mestrado e Doutorado. O Mestrado iniciou suas atividades em 1965, no então Curso de Pós-Graduação em Agronomia, e o Doutorado em 1987. Ambos os níveis são credenciados pelo Ministério de Educação, com conceito "5" na última avaliação da CAPES.


O Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da UFRGS é composto de três áreas de concentração:

I)   Sistemas de produção vegetal

II) Recursos genéticos, biotecnologia e melhoramento vegetal

III) Sanidade vegetal


O Programa busca ampliar o conhecimento teórico e experiência prática dos estudantes de pós-graduação para que possam competir no mercado de trabalho, cada vez mais especializado, tanto no setor público como no setor privado. Além disto, oferece a oportunidade de interação dos estudantes com o corpo docente da Universidade em um ambiente que favorece o crescimento intelectual.

Infra-estrutura

Laboratórios:

O Programa da Pós-Graduação em Fitotecnia tem como base de sua infra-estrutura os Departamentos de Fitossanidade, Horticultura e Silvicultura, Plantas de Lavoura e Plantas Forrageiras e Agrometeorologia. Estes quatro departamentos são vinculados à Faculdade de Agronomia da UFRGS.

O PPG Fitotecnia possui acesso às áreas experimentais junto à Estação Experimental Agronômica da UFRGS, no Município de Eldorado do Sul, distante 55 km de Porto Alegre. A Estação possui uma infra-estrutura para suportar os trabalhos de campo, como recursos humanos, equipamentos e laboratórios. A EEA/UFRGS dispõe de aproximadamente 1.600 ha e se constitui num grande laboratório a céu aberto, funcionando ativamente desde sua implantação na década de 1960. A atuação conjunta dos Departamentos da Faculdade de Agronomia e da equipe da própria EEA/UFRGS possibilita uma forte vinculação entre as áreas de Fitotecnia, Solos e Zootecnia, além de outras áreas de apoio (Botânica, Ecologia, Genética, etc.) em pesquisas de caráter integrativo, abrangente e aplicado.

Os LABORATÓRIOS DE PESQUISA existentes na sede da Faculdade da Agronomia atendem a uma série de exigências de treinamento dos alunos. Os seguintes laboratórios estão em pleno funcionamento:

Laboratório de Sementes
Plantas de Lavoura - realização de ensaios com sementes e plântulas em câmaras de crescimento.

Laboratório de Cultura de Tecidos e Citogenética Vegetal
Plantas de Lavoura - exame de estruturas celulares, análise macrossômica e transformação genética.

Laboratório de Fisiologia
Plantas de Lavoura - análises químicas e bioquímicas de plantas.

Laboratório de Genética Molecular
Plantas da Lavoura - marcadores moleculares aplicados ao melhoramento de plantas.

Laboratório de Agrometeorologia 
Plantas Forrageiras e Agrometeorologia - montagem, calibração e aferição de instrumentos macro e micrometeorológicos e análise do crescimento de plantas.

Laboratório de Diagnose de Moléstias
Fitossanidade - análise de moléstias de plantas cultivadas.

Laboratório de Microbiologia Fitopatológica
Fitossanidade - análise cromossômica e genética molecular de microorganismos fitopatogênicos. Controle biológicos de fitopatógenos.

Laboratório da Fitobacteriologia
Fitossanidade - análise e experimentação com bactérias fitopatogênicas.

Laboratório de cereais de inverno
Fitossanidade - enfatiza a epidemiologia, o controle e a resistência genética aos principais patógenos dos cereais de inverno.

Laboratório de Biologia e Ecologia de Insetos
Fitossanidade - procura elucidar aspectos do ciclo de vida, estratégias de sobrevivência e de dinâmica populacional de insetos pragas e seus inimigos naturais.

Laboratório de Fitopatologia Molecular
Fitossanidade - análise e aplicação de marcadores moleculares com vistas à resistência de plantas a moléstias e transformação genética.

Laboratório de Epidemiologia de Plantas
Fitossanidade - estudo dos fatores que levam a ocorrência de epidemias em doenças de plantas através de modelagem matemática objetivando o entendimento e a previsão de doenças de plantas.

Laboratório de Fisiologia de Pós-Colheita
Horticultura e Silvicultura - análises de qualidade de produtos hortícolas, determinação de parâmetros da maturação de produtos hortícolas.

Laboratório de Biotecnologia
Horticultura e Silvicultura - rotinas de micropropagação experimental e produção da plantas hortícolas para produtores regionais.

Laboratório de Análise de Substrato
Horticultura e Silvicultura - caracterizações físicas e químicas de substratos; estudos com materiais alternativos para uso como substrato.

Laboratório da Biotecnologia Molecular em Horticultura
Horticultura e Silvicultura - aplicação de métodos de mercadores moleculares em plantas hortícolas.

Além desses laboratórios, pertencentes aos Departamentos que compõem o PPG Fitotecnia, a Faculdade de Agronomia dispõe de outros laboratórios que também auxiliam na execução dos trabalhos de pesquisa dos alunos, como o Laboratório de Análise de Solos e o Laboratório de Nutrição Animal.

Biblioteca
O PPG Fitotecnia utiliza, como acesso à informação científica, o acervo das Bibliotecas Setoriais da UFRGS, em especial da Faculdade de Agronomia, de Institutos e outras Faculdades (Botânica, Bioquímica, Farmácia, Biotecnologia, Genética, Química e Zoologia), bem como da Biblioteca Central da UFRGS. Estas possuem grande acervo especializado nas respectivas áreas e propiciam rápido e fácil acesso por parte dos discentes e docentes. Os professores e alunos têm, também, acesso facilitado aos bancos da dados (CAB, AGRINDEX, Web of Science) e ao Portal de Periódicos da CAPES para realizar consultas bibliográficas. A UFRGS também está ligada ao serviço de comutação de informações entre bibliotecas no Brasil e no Exterior, o que permite aos usuários recuperar artigos de divulgação cientifica necessários para seus estudos. 

Recursos de Informática
O PPG Fitotecnia dispõe de laboratórios computacionais para suas pesquisas e para acesso facilitado dos pós-graduandos e bolsistas ao correio eletrônico e à Internet. Os computadores contam com os principais programas de análise e processamento de dados, necessários à maioria das exigências dos estudantes. O PPG Fitotecnia também pode dispor do auxílio do Núcleo de Informática da Faculdade de Agronomia da UFRGS, para suporte físico e apoio técnico. Quando são exigidos programas ou técnicas não disponíveis no âmbito da Faculdade de Agronomia, a UFRGS dispõe do Centro de Processamento de Dados e do Instituto de Informática, do Instituto de Matemática e do Centro de Sensoriamento Remoto para suporte em casos mais específicos.

Copyright © 2020 Copyright Faculdade de Agronomia - UFRGS Rights Reserved.