foto14
foto15
foto16
Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo


O Programa de Pós-Graduação implementa a ampliação e o aprofundamento do conhecimento na Ciência do Solo oferecendo disciplinas que abrangem os principais temas e questões atuais na área.

Com base no projeto pedagógico do curso,  é oferecido um conjunto mínimo de disciplinas, atendendo uma diferenciação conforme o nível de exigência, denotado no respectivo código: 

- nivel 100: caráter geral, formativo   nível 200:  médio aprofundamento  nível 300: conteúdos avançados em Ciência do Solo.

 

DISCIPLINAS   OBRIGATÓRIAS

SOL 0001 Atividade Orientada de Pesquisa

(sem atribuição de crédito, I e II semestres)

Conforme o disposto no §5° do inciso III do Art. 44 do Regimento do PPG Ciência do Solo: “O aluno deverá matricular-se na disciplina Atividade Orientada de Pesquisa, nos semestres em que não cursar outra(s) disciplina(s), até a conclusão do Curso, sem que isso lhe assegure créditos.

SOL 00101 Seminário
(1 crédito, I e II semestres)

Planejamento, organização e execução de seminários e palestras acadêmicas. Produção e utilização de recursos audiovisuais. Desempenho do apresentador em situações de debate com a platéia. Mediação de seminários e palestras acadêmicas. Avaliação de apresentações acadêmicas.

SOL 00103 Atividade Supervisionada de Ensino - Mestrado
(1 crédito, I e II semestres)

Possibilitar a prática supervisionada do mestrando com o ensino de uma disciplina do curso de graduação em Agronomia. Inclui a participação do aluno na organização da disciplina, planejamento de aulas, ministrar assuntos teóricos, preparar e ministrar aulas práticas, adquirir noções de didática e exercitar interações na sala de aula.

SOL 00104 Atividade Supervisionada de Ensino - Doutorado
(2 créditos, I e II semestres)

Possibilitar a prática supervisionada do doutorando com o ensino de uma disciplina do curso de graduação em Agronomia. Inclui a participação do aluno na organização da disciplina, planejamento de aulas, ministrar assuntos teóricos, preparar e ministrar aulas práticas, adquirir noções de didática e exercitar interações na sala de aula.

SOL 00106 Redação Científica

(2 créditos,II semestre)

Aspectos teóricos da redação científica: conceitos e definições, estilos de linguagem, planejamento, estrutura e organização de um manuscrito. A importância da redação científica na divulgação dos resultados da pesquisa. Aspectos práticos da redação científica: planejamento, elaboração e submissão de projeto científico, de teses e dissertações e de artigo científico.

SOL 00200  Gênese e Classificação do Solo
(4 créditos, I semestre)

Evolução do conceito de solo. Características morfológicas do solo. Perfil de solo e seus e horizontes. Tipos e constituição de rochas, minerais primários e minerais secundários. Composição mineral e orgânica do solo. Intemperismo químico, físico e biológico. Fatores de formação do solo. Processos de formação do solo. Avaliação da evolução genética de solos e meio ambiente. Princípios básicos de classificação de solos. Sistemas de classificação natural e interpretativa de solos. Levantamento de solos e mapas de solos.

SOL 00201 Microbiologia do Solo
(4 créditos, II semestre)
Diversidade microbiana do solo e seus aspectos morfológicos, fisiológicos e ecológicos; estudo dos principais grupos microbianos; atividade microbiana no solo; Influência dos microrganismos sobre a gênese, química, física e fertilidade do solo, com ênfase nos ciclos do carbono, nitrogênio, fósforo, enxofre, ferro, potássio e manganês; fixação biológica do nitrogênio; mecanismo da fixação, fisiologia, fatores limitantes e potencialidades do processo; microbiologia da rizosfera; equilíbrio biológico no solo.

SOL 00202 Química do Solo
(4 créditos, I semestre)
Importância da química do solo nos contextos agrícola e ambiental. Origem dos elementos, abundância e radioatividade; fase sólida mineral e orgânica do solo; a solução do solo; fenômenos de sorção; complexos de superfície; capacidade de troca de cátions e ânions; quimiossorção e precipitação de íons. Ponto de carga zero; floculação e dispersão das partículas no solo. Dinâmica de íons no solo; reação do solo e solos afetados por sais; reações de oxi-redução em solos; poluentes do solo e do ambiente; o solo como meio para o descarte e transformação de poluentes. Metodologias de análises químicas de solos.

SOL 00203 Física do Solo
(4 créditos, II semestre)
O solo como sistema físico. Natureza do solo e fundamentos do seu comportamento físico; textura do solo; estrutura do solo e espaço poroso; mecânica do solo; degradação física do solo e manejo da estrutura; natureza e comportamento físico da água; energia livre; a física da relação solo-água; potencial da água no solo; retenção e movimento da água no solo; disponibilidade da água para as plantas; infiltração e escoamento superficial da água no solo; aeração do solo; temperatura do solo; qualidade física e manejo do solo.
 

DISCIPLINAS   ELETIVAS

SOL 00100 Pesquisa Orientada*

(2 créditos, I ou II semestres)
Introdução à pesquisa em Ciência do Solo.  Execução individual ou colaboração na execução de projeto de pesquisa.

* disciplina conduzida por orientador com um de seus orientado.

SOL 00105 Apresentações Técnicas em Público
(1 crédito, I ou II semestre)

Conceitos e técnicas utilizadas em apresentações orais. Modelos, formas e uso de equipamentos. Planejamento, organização e execução de seminários e palestras acadêmicas. Produção e utilização de recursos audiovisuais. Desempenho do apresentador em situações de debate com a platéia. Mediação de seminários e palestras acadêmicas. Avaliação de apresentações acadêmicas.

SOL 00204 Fertilidade do Solo
(4 créditos, II semestre)
Interações entre solos e plantas. Avaliação da disponibilidade de nutrientes do solo para as plantas. Correção da acidez do solo. Adubação nitrogenada e com enxofre. Adubação fosfatada. Adubação potássica. Adubação com micronutrientes. Amostragem do solo para fins de recomendação de adubação.

SOL 00206 Relação Solo/Planta
(3 créditos, II semestre)
O solo como fonte de nutrientes. Suprimento e absorção de nutrientes pelas plantas. Efeitos das raízes no solo. Fatores físicos de solo que afetam o desenvolvimento das plantas. Adaptação das espécies vegetais às condições adversas do solo. Metodologia de pesquisa em nutrição de plantas: estudos com soluções nutritivas e com solos.

SOL 00207 Conservação do Solo
(4 créditos, II semestre)

O contexto mundial de degradação dos solos e da água, com ênfase no problema da erosão hídrica do solo. As bases hidrológica da degradação do solos,  mecanismos e fatores desencadeadores e controladores do processo erosivo. Técnicas de monitoramento e modelagem  para a compreensão dos processos de geração do escoamento superficial, perda de solo, produção de sedimentos e transferência de solutos, em  escala de bacia hidrográfica. Técnicas voltadas para o controle dos agentes erosivos  e sistemas conservacionistas de solo e água.

SOL 00209 Mecanização Agrícola

(4 créditos, I semestre)

Tratores agrícolas. Equipamentos de preparo do solo. Equipamentos para semeadura e plantio. Equipamentos para a aplicação de corretivos, fertilizantes e agrotóxicos. Aviação agrícola. Máquinas para a colheita de grãos, forrageiras (silagem e fenação), tubérculos, cana, café, algodão. Implicação do uso de maquinaria sobre o solo. Agricultura de precisão. Planejamento, custo e balanço energético das operações agrícolas. Implicações esconômicas e ambientais. Métodos e equipamentos utilizados na pesquisa na área de mecanização agrícola

SOL 00213 Gestão Ambiental Aplicada à Agricultura

(3 créditos, I semestre)

Caracterização, funcionamento e conservação dos ecossistemas naturais e agroecossistemas com contextualização no âmbito da Ciência do Solo; Recursos naturais, serviços ambientais e valoração da Natureza; Atualização em legislação ambiental com ênfase na AIA - Avaliação de Impacto Ambiental, Sistemas de gestão e certificação ambiental/análise de ciclo de vida; Monitoramento ambiental e indicadores ambientais de agroecossistemas; Estudo de Caso: gestão ambiental em bacias hidrográficas.

SOL 00300 Tópicos Especiais em Ciência do Solo

(2 créditos, I ou II semestre)

Apresentação, aprofundamento e discussão de temas específicos na Ciência do Solo, podendo incluir abordagens práticas, como trabalhos de campo e exercícios em laboratório. Os tópicos serão oferecidos por iniciativa de docentes do Programa, contemplando eventualmente professores convidados e visitantes. A proposição de tópicos pode partir de iniciativa encaminhadas pelos discentes à Comissão do PPGCS. A oferta desta disciplina deverá ser divulgada até o fim do semestre precedente àquele em que será ministrada, devendo ser compatibilizada com as disciplinas correntes do Porgrama na grade de horários.

SOL 00304 Mineralogia do Solo
(4 créditos, II semestre)
Fundamentos de cristalografia: cristal, eixos cristalográficos, célula unitária, planos e índices. Técnicas de análise mineralógica. Estrutura, composição e propriedades de minerais - Filossilicatos: micas, vermiculitas, esmectitas, cloritas, argilominerais com hidroxi-Al entrecamadas, caulinita, haloisita e serpentinas, alofana e imogolita; - Óxidos: óxidos de Al, Fe, Mn, Ti e Si.  Métodos de identificação, caracterização e quantificação de minerais (DRX, ATD, ME, IV e dissoluções químicas seletivas). Mineralogia com ênfase a solos tropicais e subtropicais como base ao uso e manejo do solo.

SOL 00305 Compostos de Coordenação na Química de Solos
(4 créditos, II semestre)
Ligante e átomo central. Classificação. Ácidos e bases duros e moles. Quelatos. Coordenação. Isomeria. Teoria da ligação da valência e do campo cristalino. Teoria do orbital molecular. Cátions em meio aquoso. Hidrólise. Formas de complexos em solos. Especiação. Estabilidade. Complexos inorgânicos. Complexos orgânicos e metais traços na solução do solo. Constante de equilíbrio e termodinâmica do equilíbrio. Complexos de superfície. Adsorção de cátions e de ânions. Complexação e destino de compostos xenobiontes no ambiente.

SOL 00306 Manejo do Solo
(3 créditos, I semestre)
Histórico do manejo do solo no Rio Grande do Sul; caracterização edafoclimática de ambientes tropicais e subtropicais; ciclo do C (dinâmica da matéria orgânica em ecossistemas naturais e agroecossistemas, proteção física da matéria orgânica no solo e modelagem da matéria orgânica) e propriedades emergentes (químicas, físicas e biológicas); ciclo do N (dinâmica do N, disponibilidade, acidificação do solo); qualidade do solo e do ambiente: qualidade da água quanto a sedimentos e herbicidas e fluxo de gases do efeito estufa.

SOL 00307 Relação Solo-Máquina
(4 créditos, I semestre)
Propriedades fisicas e dinâmicas do solo. Reação do solo á aplicação de forças: transmissão de tensões e compactação no solo. Mecânica de solo aplicada a ferramentas de preparo. Teoria da tração e sistemas de rodagem. Desempenho de tratores e seleção de potência. Métodos e euipamentos utilizados na pesquisa da relação solo-máquina.

SOL 00310 Química e Reações da Matéria Orgânica do Solo

(4 créditos, I ou II semestre)
Formação da matéria orgânica humificada: teorias de humificação; processos de decomposição e humificação; preservação seletiva; caráter macromolecular e agregados supra-moleculares. Reações no ambiente e impacto na dinâmica de nutrientes e sequestro de C: reações com íons, adsorção de compostos orgânicos, interações organo-minerais.  Técnicas de fracionamento: Fracionamento químico das substâncias húmicas: fundamentos do método; frações resultantes e suas características; teores de substâncias húmicas e sua relação com o processo de humificação Fracionamento físico: Métodos granulométricos e densimétricos e seus fundamentos; Interpretação dos resultados e aplicações e composição química e estrutural da matéria orgânica: Técnicas de análise e grau de humificação: Análise elementar; espectroscopias de infra-vermelho, ressonância magnética nuclear e de ressonância paramagnética eletrônica; pirólise analítica, análise de biomarcadores, assinatura isotópica, Aplicações e interpretação dos processo no ambiente.

SOL 00311 Geoprocessamento Aplicado à Ciência do Solo
(3 créditos, I ou II semestre)
Conceito de Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Componentes, funções e aplicações de SIG. Softwares usados em SIG. Sistemas de coordenadas espaciais e projeções. Tipos de dados espaciais. Representação de dados espaciais e informações descritivas. Elementos de mapas. Consulta de dados. Seleção e identificação de feições. Edição de dados espaciais. Gerenciamento de dados. Métodos analíticos e ferramentas em SIG. Introdução à análise espacial e manipulação de dados. Digitalização de mapas de solos. Modelagem numérica do terreno (MNT). Uso do SIG para mapeamento de características de solos. Princípios de mapeamento digital de solos.

SOL 00314 Propriedades Físico-Quimicas e Reações de Pesticidas no Solo

(3 créditos, II semestre)

Pesticidas: breve histórico, tipos, principais grupos químicos, uso nacional e mundial. Propriedades físico-químicas de pesticidas: pressão de vapor, solubilidade, índice KOW, constante de ionização ácido/base, constante de Henry. Transformações e reações no solo, propriedades do solo. Mecanismos de dissipação:  degradação biótica e abiótica ,deriva, escoamento superficial; fotodegradação; sorção. Fenômenos de sorção: adsorventes no solo, índices Kd e KOC, resíduos ligados, mobilidade;

***************************************************

 

Copyright © 2019 Copyright Faculdade de Agronomia - UFRGS Rights Reserved.